Editorial - História bem contada

segunda-feira, 18 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A HISTÓRIA registra com farta documentação como eram duros os tempos quando os suíços se instalaram em Nova Friburgo. Mas a obstinação não deixou morrer o sonho de construir uma nova cidade num lugar tão distante de suas raízes. Mal sabiam eles que em pouco menos de 200 anos a pequena vila se transformou num polo regional de desenvolvimento com quase 200 mil habitantes. Uma cidade de homens livres, como diz seu nome.

O PROGRESSO nestes 191 anos adicionou novas características à cidade e hoje o município tem uma economia diversificada, bons índices de desenvolvimento humano, empregos, educação. Mesmo com todas as dificuldades Nova Friburgo insere-se num grupo de cidades brasileiras que oferecem qualidade de vida e perspectivas de crescimento, mesmo num cenário de crise mundial e toda a conjuntura do estado do Rio e do Brasil.

A MEMÓRIA friburguense vem sendo preservada através de continuada ação dos governos municipais que construíram e mantiveram o precioso acervo que permite conhecer a formação histórica do município, de 1818 aos dias de hoje. Um legado que o atual governo prestigia e amplia ao dar uma nova dimensão ao Centro de Documentação D. João VI – o Pró Memória de Nova Friburgo.

O DESAFIO dos governos é agregar à cidade que respeita o seu passado, políticas públicas que valorizem o cidadão com perspectivas futuras de desenvolvimento humano e profissional, sem perder o foco da atualidade. Algumas iniciativas já estão sendo feitas, como a valorização da cultura e das artes friburguenses possibilitando o acesso da população a produções artísticas diversas e outras promoções culturais.

ATÉ CHEGAR aos 200 anos, o município terá que trilhar os caminhos tortuosos da economia mundial, da questão ambiental e da promoção social cada vez mais exigida pelas sociedades. Sabendo caminhar convenientemente, poderemos ver a população comemorar em harmonia e com vitalidade a data bicentenária.

A CONTAGEM regressiva para a data instiga a novos desafios, novos planos de desenvolvimento e novas políticas públicas de crescimento frente a tantas incertezas. Mas, como depois da tempestade acontece a bonança, o friburguense continuará trilhando o seu caminho em busca de dias mais felizes. Diariamente, todos os anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade