SE ALGUMA área do governo municipal tem o que comemorar nestes difíceis tempos de reconstrução de Nova Friburgo é a educação. Os recursos estão chegando em resposta aos projetos encaminhados pela Prefeitura ao Governo Federal e a rede de ensino tem sido enormemente beneficiada quer com a manutenção, quer com a construção de novas escolas.
TAMBÉM AS creches ganharam um reforço significativo com o início do processo de desapropriação de alguns imóveis atualmente alugados para a instalação definitiva daquelas unidades. Na terça-feira, o prefeito Dermeval Neto e o secretário de Educação Marcelo Verly assinaram ato de desapropriação de nove prédios e que serão incorporados ao matrimônio municipal. Isto significa racionalização dos custos e mais tranquilidade para as famílias que dependem desse serviço.
A REDE pública municipal tem buscado, por outro lado, atualizar-se frente à nova conjuntura educacional, impulsionada pelo avanço pedagógico e acessibilidade tecnológica, através da inclusão digital em curso no país. E para tanto necessita de um quadro de professores em sintonia com a atualidade e as perspectivas de crescimento das futuras gerações que ora aprendem nos bancos escolares sob sua orientação.
AINDA NÃO podemos comemorar o êxito educacional no município de forma plena. Nova Friburgo, para continuar o seu crescimento econômico e social, não pode prescindir de uma boa formação escolar dos seus cidadãos, oferecendo o melhor para a elevação da escolaridade no município. Os índices do ensino friburguense desafiam a imaginação dos governantes e o empenho dos mestres e dirigentes escolares.
ATINGIR a meta de uma “Nova Friburgo educacional” deve ser o objetivo do secretário Marcelo Verly e a cidade apresenta um quadro de amplas possibilidades para tal evolução. É preciso, porém, ampliar a política pública de ensino através dos debates com os poderes públicos, como a Câmara Municipal, e a sociedade organizada, atendendo à crescente necessidade de formação e atualização da comunidade. A educação é investimento certo em qualquer lugar do planeta e quem não cuidar deste rico patrimônio perde o bonde da história.
O ENSINO friburguense depende de investimentos para a sua melhoria e a obtenção de recursos vai depender de articulação política do governo municipal em todas as esferas. O aluno quer a melhoria da educação que lhe é oferecida e esta expectativa não pode ser frustrada, sob o risco de comprometer o futuro de milhares de jovens cidadãos e o desenvolvimento de Nova Friburgo, já tão abalado pelos trágicos acontecimentos.
A EQUIPE da secretaria de Educação vem reagindo com perseverança ao desafio da reconstrução e começa agora a colher a recompensa deste esforço.
Deixe o seu comentário