A ENTREGA de 42 veículos ao 11º BPM de Nova Friburgo, feita pelo governador Sérgio Cabral no último sábado, foi o início de um processo de reaparelhamento da estrutura de segurança no município, atendendo a antiga reivindicação popular. Por sua abrangência em 8 municípios, os veículos poderão cobrir áreas até então desprovidas de uma cobertura policial, principalmente na área rural da região.
EMBORA O reforço chegue em boa hora, a região ainda carece de efetivo policial que corresponda à expectativa das comunidades, tendo em vista o grande número de assaltos ocorridos. Dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio (ISP) mostram um aumento de 47% no número de roubos no segundo trimestre do ano, comparado a 2008. É preciso, pois, colocar mais polícia na rua.
DURANTE OS períodos de maior movimentação, como feriados e festas populares é nítida a presença policial nas ruas. Pelos principais pontos de circulação, o reforço no policiamento garante à população um ambiente mais protegido. O efetivo do 11º Batalhão da Polícia Militar desenvolve um trabalho integrado em harmonia com a comunidade, permitindo-se que as ações sejam participativas, como a utilização de todo o seu pessoal nas ruas de Nova Friburgo.
PARA SE chegar a um estágio de integração comunitária desejável para as forças policiais, o esforço do comando tem sido correspondido ao longo dos anos através de encontros, reuniões e debates sobre a melhor segurança para a cidade. A política de relacionamento está dando bons resultados, integrando os setores mais expressivos da sociedade.
ALÉM DE efetuar um trabalho preventivo, a presença policial nas ruas dissipa a imagem negativa que a sociedade tem das forças policiais, infelizmente maculadas pelo envolvimento de policiais com a marginalidade. No contexto da sociedade friburguense, isto não tem ocorrido, e é reflexo da política de contratações feitas pelo estado, renovando o seu quadro em qualidade e novas atitudes frente à comunidade.
PARA QUE a sociedade possa ganhar mais tranquilidade, o aumento do efetivo é a principal meta e os esforços das autoridades para isso são percebidos. Percebe-se cada vez mais a participação da polícia no cotidiano da cidade, aproximando-se mais do cidadão e, consequentemente, protegendo-o. Porém, o efetivo ainda não corresponde ao que todos desejam.
Deixe o seu comentário