EDITORIAL - Garfo faca etc

quinta-feira, 17 de abril de 2014
por Jornal A Voz da Serra

A GASTRONOMIA friburguense é um prato cheio para quem deseja fazer novas políticas de incentivo ao turismo no município. Por sua comida generosa e repleta de sabores, Nova Friburgo não fica nada a dever a outros centros gastronômicos do Estado do Rio (como Itaipava e outras cidades serranas) e do país. E pode ainda preparar mais surpresas para a mesa do turista.

NESTE contexto, destaca-se, logo de entrada, o circuito de Mury, um verdadeiro cartão-postal que merece ser apreciado não só por quem vem, mas, principalmente, por quem é daqui. Mury não está distante. É bem perto do coração da cidade e tem muito a oferecer a quem vai ao bairro. Neste feriadão, os restaurantes estão preparados para receber os visitantes, turistas ou não.

O GOVERNO municipal vem pedindo criatividade ao seu grupo de secretários, sendo o turismo uma peça chave no crescimento da cidade, ainda mais agora com a entrada de um novo secretário municipal. A proposta de uma gestão moderna e integrada não pode deixar escapar as ofertas que, sabidamente, fazem parte das vocações friburguenses, sendo o turismo uma de suas mais importantes fontes de economia. O novo secretário deverá priorizar os objetivos que estão estruturados e vêm dando certo, e certamente o turismo gastronômico faz parte dessas intenções.

O MUNICÍPIO possui uma rede de pousadas e hotéis, gastronomia múltipla, compras e, principalmente, uma natureza privilegiada. Cuidar desta riqueza que gera negócios, empregos e renda para milhares de friburguenses não deve ser um ato negligenciado pelo governo, nem tratado com indiferença pela comunidade. O turismo representa uma fonte de renda permanente e não podemos desprezar esta vocação do município. 

OS EMPRESÁRIOS estão mais ligados aos municípios litorâneos com a estrada Serramar e procuram atrair, com ela, mais turistas para a Serra. Mais que uma estrada no interior fluminense, significa um caminho que une cidades até então distantes e um importante momento nas relações comerciais e turísticas dos municípios. A estrada é caminho certo para relações comerciais e de negócios mais duradouros que a temporada de verão ou de feriadões, como este agora.

ATRAVÉS dessa integração, abre-se novas perspectivas de negócios para diversos setores da economia, sendo o turismo ecológico o que oferece as melhores condições, com uma forte presença. Para isso, é preciso preparar os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra para esta tendência, permitindo que a atividade também ganhe força e consolide sua importância no cenário do turismo ambiental brasileiro.

PARA TANTO, é necessário um envolvimento dos poderes públicos na fixação de políticas e num grande trabalho de conscientização da atividade turística para os friburguenses. A reconstrução de Nova Friburgo deve ser acompanhada com um trabalho de elevação da autoestima e a valorização das boas coisas do município. E o caminho é o turismo, que beneficia toda a comunidade prestigiando cada vez mais o nosso rico patrimônio.

NUM ANO em que a economia vai dar o tom, provocando restrições financeiras de toda ordem, será preciso usar mesmo a criatividade sem gastar muito, oferecendo um produto que já está implantado e que uma boa continuidade operacional poderá fazê-lo crescer ainda mais. A expectativa, pois, é de que o setor de turismo conduza a cidade ao seu lugar de destaque no interior fluminense, atraindo mais turistas, gerando empregos e movimentando a economia. Não custa esperar.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade