Editorial - Garantindo direitos

quarta-feira, 23 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra

A SECRETARIA municipal de Ciência e Tecnologia está promovendo curso de alfabetização digital para quem não conhece o computador e a internet. Espera com o curso iniciar cidadãos a partir dos 18 anos de idade no mundo da informática, abrindo novos horizontes de conhecimento.

A INCLUSÃO digital é um objetivo de governo e uma necessidade da população. Foi criada até uma data para lembrar a importância da democracia digital no país, inclusive em Nova Friburgo. Cada vez mais presente no dia a dia da população, a tecnologia digital permeia todos os ambientes sem distinção de classe. Porém, grande parte dos brasileiros está fora deste direito, que é de toda sociedade.

A INICIATIVA do governo municipal faz parte do conjunto de outras atividades dedicadas a promover a inclusão digital para a população de baixa renda, principalmente das organizações não governamentais, que atuam diretamente com a comunidade. As ações são inúmeras e estão presentes em muitas cidades brasileiras.

NO ESTADO do Rio os investimentos do governo para a inclusão digital são significativos, como a distribuição de computadores aos professores da rede pública e a meta de distribuir um a cada aluno. Outras ações também existem no interior do estado, como em Piraí, onde os cidadãos têm acesso à banda larga e gratuita para a internet em repartições públicas, praças, hospitais e escolas, sem falar nos centros de cidadania e outros pontos.

EXISTE mesmo uma proposta para a criação de uma linha de financiamento para as prefeituras, para que elas possam comprar um computador por aluno das redes municipal e estadual. Tal medida impulsionaria a educação, garantindo a sonhada qualidade no ensino. E não é só. O seu uso amplia-se em todas as atividades e a formação profissional deve acompanhar esta crescente evolução.

A INCLUSÃO digital, embora real em muitas cidades, não tem uma política definida em Nova Friburgo. Tal carência não favorece a população, que dispõe de poucos telecentros, obrigando-a ao uso das lans houses na cidade, muitas vezes inacessíveis e insuficientes para suprir a demanda no município.

PARCERIAS com instituições universitárias como a UFF e a Uerj, com instalações em Nova Friburgo, poderiam alavancar o desenvolvimento digital no município. Assim como o município de Piraí e tantas outras cidades que avançaram na cidadania digital, Nova Friburgo deve dar exemplo de democratização da informática ao oferecer tal benefício aos seus cidadãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade