Editorial - Ganhar e gastar

quinta-feira, 12 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O PAGAMENTO do 13º salário está animando o comércio com perspectivas de bons resultados nas vendas de fim de ano. Cerca de R$ 85 bilhões deverão entrar no bolso de 69,9 milhões de trabalhadores brasileiros, aquecendo a economia em dezembro. Desse total, parte expressiva ficará no comércio, que estima um crescimento de seis por cento em relação ao ano anterior. Bons sinais.

ALÉM DO 13º salário, existem outros dados que animam o comércio varejista. Um deles é a diminuição da inadimplência das famílias brasileiras. Pesquisa da Telecheque mostra que foram honrados 97,7% dos cheques emitidos em outubro no país, permitindo que aumentem as promoções em valor e prazo.

TAMBÉM é animador outro dado para as vendas de fim de ano: o número de horas pagas aos trabalhadores da indústria em setembro cresceu 1,1%, a maior alta na evolução mensal desde fevereiro do ano passado. Os dados, divulgados esta semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), informam que o nível do emprego industrial cresceu 0,4% no mesmo período e alta de 1,7% no valor da folha de pagamento.

PORÉM, na contramão das expectativas positivas, a maior parte dos trabalhadores vai utilizar o dinheiro para saldar dívidas. De acordo com pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), 64% dos consumidores afirmaram que usariam o pagamento para se livrar de contas atrasadas. O número é 6,6% maior do que na comparação com 2008.

A LIBERAÇÃO das parcelas do 13º salário, de qualquer forma, injetará mais recursos na economia friburguense e certamente vai beneficiar os comerciantes da cidade. Muitos trabalhadores estão preferindo quitar dívidas a fazer novas prestações, mas a entrada de dinheiro na economia traz um novo alento. Sufocado pelos impostos e altas taxas de juros, o comércio vê no período uma saída para honrar seus compromissos e manter a grande massa trabalhadora empregada.

O MOVIMENTO das compras de fim de ano é um bom indicador da nossa economia e uma perspectiva de aumento das vendas para o comércio. Ainda que fatores como as chuvas e o trânsito causem transtornos aos consumidores, estes encontram no comércio friburguense opções de qualidade e bom preço. É só aproveitar as melhores oportunidades. O Natal, pelo que imaginam os lojistas, deverá superar as expectativas. Bom para Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade