Editorial: Festa nota 10

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Praça Dermeval Barbosa Moreira, Carnaval 2016 (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Praça Dermeval Barbosa Moreira, Carnaval 2016 (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

A PRESENÇA policial pelos principais pontos de circulação do centro da cidade durante o Carnaval garantiu aos foliões um ambiente mais protegido e o Batalhão da Polícia Militar desenvolveu um trabalho integrado com a comunidade, permitindo-se que as ações fossem participativas e com resultados positivos. Nova Friburgo viveu dias de tanquilidade.  

CONTANDO com a participação do programa de monitoração Cidade Inteligente o friburguense e os milhares de turistas puderam usufruir a festa num ambiente de segurança, de forma saudável, transformando o evento deste ano num dos mais tranquilos dos últimos tempos.   

PARA SE chegar a um estágio de integração comunitária desejável para as forças policiais, o esforço do comando é percebido através de inúmeros encontros, reuniões e debates sobre a melhor segurança para a cidade, ou sob sua coordenação, ou participativamente com entidades preocupadas com o assunto. A política de  relacionamento está dando bons frutos, com ações integrando os diversos setores da sociedade.

ALÉM DE efetuar um trabalho preventivo, a presença policial nas ruas dissipa a imagem conturbada que a sociedade tem das forças policiais, ora assistindo a intervenções significativas no mundo do crime, ora vendo cair a imagem positiva através do envolvimento de inúmeros policiais com a marginalidade. Felizmente em Friburgo isso não tem acontecido, e é reflexo de políticas  que renovam o quadro da instituição em qualidade e novas atitudes frente à comunidade, o que mostra uma relação transparente e confiável para todos.

ATITUDES como estas integram a sociedade numa questão que por muito tempo ficou à margem de suas intervenções, impedindo mesmo que a população tivesse chance de oferecer uma efetiva contribuição ao assunto. A segurança, durante muito tempo, foi encarada somente como ”um caso de polícia”, negligenciando um tema de vital importância para o desenvolvimento das cidades.  Felizmente o tempo passou.

A POSTURA participativa da PM e de entidades preocupadas com o assunto irá trazer importantes contribuições para a segurança de Nova Friburgo, formulando políticas que envolvam toda a sociedade. Porém, qualquer ação neste sentido requer fundamentalmente a presença efetiva das forças policiais para oferecer mais tranqüilidade a todos. É o que a população deseja.

TAGS: carnaval | 11ºbpm