O FERIADÃO da Semana Santa, que se inicia nesta quinta-feira, é mais uma oportunidade de Nova Friburgo mostrar sua vocação turística e a expectativa do setor hoteleiro é de um período de alta estação, recebendo visitantes de todo o estado. A previsão é uma constatação de que o município, malgrado alguns problemas de infraestrutura ainda mantém a tradição, oferecendo diversos atrativos, que vão da ecologia aos negócios.
O SETOR É um filão permanente na cidade, gerando bons negócios para os empresários e empregando inúmeros trabalhadores. A estrutura urbana tem se mostrado atenta a este filão, promovendo diversas atividades, como a Fepro, que traz ao município um sem-número de visitantes, confirmando a atratividade do município na região, consolidando-se como um polo comercial e de entretenimento no interior fluminense.
TAL REALIDADE deve ser vista pelos governantes como uma atividade permanente e que, por isso mesmo, deve merecer das autoridades a prioridade exigida. O turismo é um setor permanente na economia de Nova Friburgo, não vivendo a sazonalidade apresentada por cidades litorâneas, que dependem do verão para a expansão de sua economia. Diariamente, o turismo de negócios se confirma como uma atividade, trazendo muitos compradores para o setor de moda íntima e metal-mecânico, principalmente.
UMA DAS metas da Prefeitura é estimular o turismo, conforme tem sido declarado em vários pronunciamentos do prefeito e de outras autoridades. Para tanto, deve estar em permanente sintonia com o setor e, além disso, oferecer o necessário apoio para a manutenção da atividade, quer na execução de projetos de infraestrutura, como as estradas vicinais que dão acesso aos distritos e lugarejos, quer na promoção através de facilidades para o empresariado, como uma política de incentivos fiscais.
É CONHECIDA em todo o mundo a rentabilidade do turismo nas economias dos países e em Nova Friburgo não deve ser diferente. O município detém inúmeros atrativos que precisam ser impulsionados permanentemente e cabe ao governo municipal liderar este apoio. O turismo no município não depende tão somente da alta estação, no caso o inverno, com suas tradicionais promoções. É uma atividade permanente que deve ser incentivada durante todo o ano.
O PODER público deve sinalizar positivamente, com políticas de incentivo, apoiando as entidades classistas e oferecendo as condições para que o setor progrida entre nós. Cada feriadão significa a entrada de milhares de reais na economia municipal e, por isso mesmo, deve merecer a devida atenção.
ATRAVÉS da integração entre a iniciativa privada e o setor público é possível tornar o turismo uma atividade perene, beneficiando toda a comunidade. Turismo é coisa séria e com alto retorno econômico. Basta, no caso friburguense, boa vontade política para desenvolvê-lo.
Deixe o seu comentário