Editorial - Feito em Nova Friburgo - 6 de outubro 2011

quinta-feira, 06 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

APESAR de ter sofrido danos patrimoniais com a tragédia climática de janeiro, a cultura friburguense mostrou-se ativa e participativa durante o longo do ano, buscando elevar a autoestima do cidadão com inúmeras promoções que marcaram o município nestes nove meses. Foram diversas apresentações musicais, peças teatrais, festivais e exposições que confirmaram a tradição cultural de Nova Friburgo.

NO EMBALO da cultura, o turismo esquentou a temporada e os festivais foram responsáveis para uma boa divulgação da imagem do município tendo como fundo musical a qualidade de artistas renomados. O Sesc e a Prefeitura, no mesmo compasso da música de qualidade, garantiram o entretenimento de friburguenses e turistas na alta estação do inverno.

A PREFEITURA, por seu lado, fez muito bem em editar o Festival, que este ano valorizou os dois grandes palcos da cidade, o Teatro Municipal e o Country Clube, com uma extensa programação popular e clássica. O festival resgata a tradição de bons eventos musicais transformando-se em cenário que traz retorno para o município.

O INVERNO também movimentou o setor hoteleiro, com predominância para as pousadas que recebem mais turistas a cada ano. A ligação entre o turismo e a cultura pode, de fato, promover a vinda de turistas, como frequentemente ocorre e neste ano não foi diferente, apesar das dificuldades. A estação novamente possibilitou ao município movimentar o comércio em geral, fortalecendo a economia como um todo.

A CULTURA friburguense também possui outros parceiros de igual importância e dentre eles destaca-se o trabalho da Usina Cultural da Energisa. Desde a sua implantação, o antigo casarão, sede da primeira companhia de eletricidade do município, transformou-se ponto de informação, formação e entretenimento e cultura, com uma função social já plenamente consagrada pela comunidade.

A GESTÃO da coisa pública não pode prescindir do apoio da sociedade e temos aqui bons exemplos de parcerias que dão certo. Está provado que não se governa sem o apoio da comunidade, expresso através de inúmeras manifestações, e o apoio cultural é uma forma concreta para tal parceria. O exemplo da Energisa poderia servir de estímulo a outras empresas, integrando-se à comunidade através do apoio às manifestações culturais desta legítima vocação friburguense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade