Editorial - Encontro seguro

terça-feira, 21 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A CONFERÊNCIA Municipal de Segurança Pública, a ser realizada no próximo sábado, na Casa Suíça, em Conquista, abre espaço para um amplo debate da sociedade friburguense sobre os rumos da segurança e também é uma oportunidade de se ouvir detalhes sobre o Plano Municipal de Prevenção à Violência e Promoção da Paz. O documento sintetiza o que, segundo o governo, será um divisor de águas na questão da integração popular com as ações de prevenção no município.

A INICIATIVA da prefeitura em empreender o importante debate conta com o apoio da sociedade organizada friburguense, preocupada com a violência e ansiosa em participar de um tema que não está afeto somente às autoridades. Em última instância é a própria sociedade a mais prejudicada com a falta de uma política pública capaz de estancar a crescente onda de violência e dar mais tranquilidade à população em geral.

A EQUIPE de segurança do governo está buscando soluções compatíveis com a importância regional do município, estruturando um projeto que busca levar mais proteção ao cidadão contando com a sua própria participação, num trabalho integrado com a sociedade. Mas os responsáveis não poderão prometer milagres nem a erradicação da violência ou o tráfico. O trabalho é outro.

A PAUTA dos trabalhos da I Comuniseg não poderá deixar de incluir questões importantes de infraestrutura de segurança, a começar pela construção da Delegacia Legal; da Delegacia da Mulher; do Instituto Médico Legal e do Instituto de Polícia Técnica, sem falar na instalação do polêmico presídio no município. Como se vê, a sociedade não precisa de promessas, mas sim de realizações.

O QUE SERÁ discutido na reunião de sábado é um prenúncio de como as lideranças friburguenses estão preocupadas e abre caminho para uma discussão maior, que terá voz e vez durante os debates da Conferência Nacional de Segurança que acontecerá em Brasília. Através dela, será possível compatibilizar as políticas num plano nacional que obviamente incluiria Nova Friburgo.

MAIS AINDA, a estruturação da conferência municipal credencia o município a buscar recursos financeiros para a segurança disponíveis em Brasília, possibilitando estruturar a área de segurança com recursos humanos adequados, materiais e estrutura logística. É o princípio de uma nova era para a segurança pública local.

O PRIMEIRO passo está sendo dado. Agora, resta aguardar a Comuniseg, que certamente servirá de instrumento para se tentar resolver um dos mais graves problemas da sociedade friburguense. Trata-se de uma boa iniciativa que A VOZ DA SERRA apoia e incentiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade