ALGUMAS iniciativas na área cultural do governo fizeram com que 2009 fosse um ano positivo para o município, ganhando notoriedade por ações até então inéditas na vida friburguense. A adoção de políticas voltadas para a cultura reforçou o conceito de Nova Friburgo no cenário estadual, alavancando a produção artística e cultural da cidade com uma nova postura frente a este importante setor da vida nacional.
PORTA DE entrada para a cidadania, a escola vem se mostrando catalisadora de anseios socioculturais da criança friburguense, motivada pelas diversas manifestações artísticas contemporâneas, introduzindo novos conhecimentos e técnicas aos alunos. A rede pública friburguense mostra uma nova direção, que certamente irá acrescentar uma bagagem extra ao ensino formal oferecido hoje.
PROJETOS como a biblioteca móvel, festivais de poesia, o incentivo musical às bandas e fanfarras, além da educação artística curricular são agregados à formação do aluno, incentivando as suas habilidades. Com todas as dificuldades estruturais para se implantar um ensino público de qualidade, trabalhos como estes valorizam o esforço e o compromisso do governo com a criança.
PESQUISAS educacionais apontaram as principais carências dos jovens estudantes e constataram, além da orientação profissional, atividades extracurriculares como artes e esportes, a informática e o aprendizado de línguas.Tais informações não põem dúvida quanto à necessidade de uma integração permanente da sociedade com a escola devido à sua insubstituível função como provedora de harmonia social entre os jovens. O caminho traçado pelo governo, portanto, busca atingir este objetivo.
INSTALADO num ponto privilegiado do centro da cidade, por onde circulam milhares de pessoas diariamente além de muitos turistas, o Corredor Cultural, finalmente pronto, ofereceu este ano uma programação variada, cativando novas plateias e, o que é mais importante, sintonizando-se com a produção cultural friburguense, atraindo um público ávido por entretenimento e até agora sem um equipamento de qualidade como o Teatro Municipal.
POR SUA vez, a criação da secretaria municipal de Leitura, inédita no Brasil, apontou na direção correta para a formação de jovens e adultos, incluindo o livro como o grande parceiro e auxiliar na educação e cultura de nossa comunidade. A futura área promete, em 2010, realizar grandes projetos que sem dúvida alguma irão promover a criança e sua formação, além de estabelecer novos elos para a construção de uma nova cidadania.
SE 2009 revela que a cultura tem prioridade nas políticas públicas do governo, o próximo ano será de realizações importantes, consolidando um projeto que, a médio e longo prazos, será de extrema valia na formação friburguense. Um salto de qualidade que felizmente colocará o município em destaque no interior fluminense. Vale a pena esperar 2010 chegar.
Deixe o seu comentário