A CRIAÇÃO da subsede do Parque Estadual dos Três Picos em Nova Friburgo anunciada no início do mês pela Secretaria de Estado de Ambiente, reforça a importância dessa unidade de conservação para a preservação e o turismo na região de Salinas e demais localidades. Aquele importante centro de produção agrícola de Conquista divide agora as atenções com o turismo, especificamente o ecoturismo.
A INSTALAÇÃO de um posto avançado do Inea em Lumiar, também anunciada, é também de grande importância para a manutenção dos recursos hídricos e ambientais de toda a região. Com uma forte vocação turística, os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra guardam uma importante fatia da Mata Atlântica atraindo permanentemente turistas e ecoturistas, impulsionando uma economia que por vezes não respeita as regras de convivência com o patrimônio natural.
NÃO HÁ como contestar a importância do turismo na economia de Nova Friburgo. Líder mundial em movimentação de recursos e geração de empregos, o turismo depende umbilicalmente da manutenção de recursos naturais. E também o ecoturismo surge como um dos mais inteligentes movimentos para a viabilização desses recursos. Nova Friburgo, portanto, oferece todas essas vantagens.
NO ENTANTO, para que a atividade possa se constituir em uma estrutura acessível e permanente, é preciso que esteja alicerçado em diretrizes coerentes com o mercado, tecnologicamente adequada e democraticamente discutida. Assumir este nível de responsabilidade e dar a esta atividade a visão de prioridade estratégica deve ser, pois, a atitude do governo municipal.
O ECOTURISMO, na indústria de turismo e viagens, é o segmento que apresenta maior crescimento, resultando no incremento das ofertas e demandas por destinos naturais em todo o planeta. Na atualidade, o turismo é a atividade que apresenta os mais elevados índices de crescimento no contexto econômico mundial.
O CRESCIMENTO da economia municipal também está ligado ao turismo e às nossas belezas naturais. Se soubermos utilizar o meio ambiente de forma inteligente, ordenada, planejada e com o apoio do poder público, Nova Friburgo vai ganhar sem poluir, crescer sem desmatar.
Deixe o seu comentário