Editorial - Conquista no dia-a-dia

segunda-feira, 09 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O DIA Internacional da Mulher, comemorado neste domingo, 8, serve para reforçar a importância do antigo sexo frágil e reconhecer sua presença em todos os setores da atividade humana. Nova Friburgo, estatisticamente feminina, é modelo de toda a trajetória de lutas, vitórias e derrotas das mulheres até consolidar uma posição igualitária ou maior em relação ao sexo masculino e combater toda ordem de preconceito existente.

JÁ FICOU para a história a época que as mulheres lutavam por conquistas como o trabalho, o voto e a educação. Hoje superados estes percalços vê-se que a luta é a mesma travada pelos homens em busca da qualidade de vida, dos melhores salários, das condições dignas de se viver. O Dia comemorado nada mais é que o reforço destes ideais, da busca do respeito e das conquistas obtidas à custa de grande esforço mundial. O dia merece ser comemorado com todas as razões, por todas as mulheres.

EM FRIBURGO o avanço feminino em todas as áreas mostrou que as conquistas vieram e fincaram raízes. Maior contingente da população, as mulheres conquistaram direitos e vantagens que estão enraizadas na cultura friburguense, no estilo de viver da cidade. Trabalhadoras responsáveis, mães zelosas, estudantes dedicadas, as mulheres friburguenses estão presentes na economia do município, na vida social e nas relações políticas.

NA VIDA pública, a presença feminina também é expressiva. Saímos agora de um governo chefiado por uma mulher durante oito anos e que teve grande contingente de colaboradoras. Contudo, o Legislativo vai a reboque, e assim como em diversas ocasiões, ficamos sem um representante do sexo feminino na Câmara Municipal. Mas percebe-se o desejo de maior participação política na vida municipal, como vimos com o número de candidatas na última eleição.

ENTIDADES de direito da mulher também colaboram de forma expressiva na vida social e comunitária do município. Organizações não governamentais oferecem auxílio nessa luta cotidiana com atividades que relevam a participação feminina em seus diversos aspectos. São de grande valor na conscientização feminina, servindo de fonte de aconselhamento e preparação para muitas mulheres friburguenses.

A DATA que se comemora, portanto, não é apenas um marco festivo ou uma farra feminina. É, antes de tudo, a confirmação da igualdade dos direitos e da participação da mulher na vida social, em sua plenitude. Trata-se de um marco comemorativo, síntese de anos de luta por uma inclusão negada e hoje com seus direitos conquistados. A mulher mostra sua força na sociedade, da qual Nova Friburgo se orgulha e a reconhece como mola mestra no crescimento e no desenvolvimento do nosso município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade