ASSIM como a saúde ou a educação, a cultura friburguense vive dias de expectativa com a realização da Segunda Conferência Municipal de Cultura, o que significa mais um passo em direção à formação de uma nova política para o setor e um avanço para a classe artística do município. A cultura não é apêndice de governo. É projeto político.
UM DOS eixos temáticos da conferência é a economia da cultura, que a cada dia ganha dimensão na medida que cresce o mercado consumidor friburguense e o potencial turístico do município. Cultura e turismo andam juntas em Nova Friburgo e os efeitos desta dobradinha podem ser sentidos junto à comunidade. Os dois temas ganham a atenção dos governantes e se tornam indispensáveis para quem sonha com uma economia limpa e não poluidora para o município.
A PROPOSTA de incluir o município no Plano Nacional de Cultura, como é desejo do secretário Roosevelt Concy, cria uma perspectiva de crescimento cultural para Friburgo, considerando-se o seu potencial artístico cultural e as possíveis políticas públicas de incentivo do governo federal. O Plano Municipal é um avanço que vale a pena ser continuado.
TODAS as instituições privadas, sindicatos, associações, produtores culturais, agentes de cultura e ONG estão convidadas para as pré-conferências que discutirão os eixos temáticos que antecedem a Conferência propriamente dita, a ser realizada no dia 26 no Teatro Municipal. É, pois, uma oportunidade que a classe artística tem de manifestar a sua opinião e procurar soluções para a cultura no município. O trabalho certamente não será em vão.
CRIADAS para permitir o livre debate e traçar metas de atuação, as pré-conferências abrangem toda a coletividade tratando um assunto que diz respeito a todos, garantindo assim a pluralidade dos debates, permeando a cultura em todos os segmentos. Com o trabalho, Nova Friburgo cria novas chances de pensar um projeto cultural que vale para a cidade inteira.
COMO vem sendo feito ao longo dos anos, A VOZ DA SERRA apoia a iniciativa e continua firme no seu propósito de divulgar as boas iniciativas culturais do município. Acreditamos, juntamente com os seus organizadores, que a Conferência trará resultados benéficos e que a comunidade artística, enfim, poderá ter vez e voz na construção de uma nova política de cultura para Nova Friburgo. Este é o nosso desejo sincero.
Deixe o seu comentário