Editorial - Cadê as câmeras?

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

NOTICIADAS frequentemente como importantes ferramentas para desvendar crimes de diversos tipos, as câmeras de vídeo utilizadas por condomínios, empresas e organismos públicos têm se mostrado eficientes na ajuda à polícia e vem sendo utilizadas em todas as cidades. As câmeras prestam excelentes serviços e ganham espaço cada vez maior nos investimentos de segurança.

SEMANALMENTE, somos informados de assaltos e roubos que são detectados através dos visores minúsculos e indiscretos de uma câmera de vídeo. A televisão é pródiga em revelar ações de marginais que pouco tempo depois já estão atrás das grades. A imagem divulgada pelos circuitos fechados ajuda na captura de muitos bandidos e tais ocorrências avolumam-se cada vez mais.

AS POLÍTICAS de segurança pública estão evoluindo em função do avanço tecnológico e incorporam as novas tendências, facilitando os trabalhos de investigação. Porém, não são todas as cidades que se preocupam com o engenhoso vigia eletrônico. Até hoje Nova Friburgo tateia no escuro e não consegue implantar o serviço na cidade, que ajudaria não apenas no policiamento, mas também na fiscalização do trânsito.

O CONSELHO de Segurança do município, criado há alguns anos, tentou implantar algumas câmeras na Rua Portugal, juntamente com o comércio local, porém, as ideias não saíram do papel. Até a autarquia de trânsito estudou o assunto para sua aplicação na vigilância dos motoristas, porém, a iniciativa não avançou.

O PREFEITO Heródoto, em suas declarações, manifesta preocupação com o trânsito e a segurança no município. Assim como ele, toda a comunidade espera uma melhor prestação do serviço público para a segurança de todos. Para tanto, o governo vai precisar investir em equipamentos e recursos humanos, se quiser dar o chamado ‘choque de ordem’ preconizado por muitos prefeitos recém-empossados.

A SEGURANÇA nas pequenas cidades, que até há pouco tempo era um dos fatores que atraíam pessoas dos grandes centros, agora é motivo de preocupação. Semanalmente temos notícias alarmantes sobre ações de marginais aqui e em outras pequenas comunidades, transformando em pesadelo o sonho da tranquilidade.

AS CÂMERAS de vídeo, utilizadas com racionalidade e em pontos estratégicos, já provaram a sua eficácia e conseguiram impedir ou intimidar as ações dos bandidos em muitos lugares. Nova Friburgo precisa adotar novas tecnologias de informação, sendo esta a de mais fácil acesso, descomplicada manutenção e de alto retorno para a ordem e a segurança comunitária. Bastam vontade política e um pouco de dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade