SERIA bom se não durasse tão pouco. As férias escolares, além do prazer da própria garotada, são sinônimo de tranquilidade para os motoristas que trafegam em algumas ruas hoje sem movimento, mas que, tão logo termine o período de verão, se transformam num suplício para quem precisa percorrê-las. A cidade, notadamente o Centro, vive dias de calmaria que refletem como poderia ser, caso houvesse políticas públicas para o trânsito.
O GOVERNO interino do prefeito Dermeval Neto procura suprir as necessidades do município com trabalhos direcionados a muitas frentes e o trânsito não deverá ficar ausente dessa pauta. A Autran estuda alternativas para algumas áreas, como anunciado em diversos pronunciamentos do prefeito e de outras autoridades, mas sabe-se que o problema ainda vai durar.
COM O emplacamento de mais de 300 veículos mensalmente no município, será preciso conter o trânsito de outras formas, inibindo o uso do transporte individual, ao mesmo tempo em que oferece alternativas de locomoção coletiva. Porém, ainda não há estudos que procurem estas soluções de forma rápida e eficiente.
DIVERSOS pontos da cidade apresentam constantes engarrafamentos e ainda que sejam tomadas medidas num prazo breve torna-se necessário a presença de mais fiscais da autarquia nas ruas nos principais horários escolares e de trabalho. Para que isso seja adotado com sucesso, além de oferecer mais comodidade para o cidadão, é imperioso que a sua máquina administrativa funcione devidamente, sendo os fiscais os mais importantes interlocutores com a comunidade.
SE AS alterações no trânsito são boas notícias para os motoristas, o que dizer de um “choque de ordem” contra os buracos das principais ruas e avenidas? Num trabalho já conhecido, a Secretaria de Obras está reparando diversos calçamentos e tapando buracos que prejudicavam o fluxo de veículos, mas ainda é cedo para comemorar a recuperação totalmente. Espera-se que a prefeitura dê continuidade ao trabalho este ano, recapeando vias importantes que pedem solução urgente, como as que interligam os bairros ao centro da cidade.
PARA 2011, a expectativa dos friburguenses é no sentido da melhoria da qualidade de vida. O prefeito interino tem demonstrado disposição em dar a Nova Friburgo o destaque que o município precisa, buscando alternativas para diversas ações em benefício da sociedade. Agora, é continuar o trabalho desejado, inclusive adotando novas perspectivas para o trânsito da cidade.
Deixe o seu comentário