A RESTAURAÇÃO do prédio do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), a cargo do governo estadual, recuperou um patrimônio arquitetônico de rara beleza e motivo de orgulho para toda a comunidade. Por aquele prédio passaram gerações de friburguenses em busca da formação escolar, nos tempos do Grupo Escolar Ribeiro de Almeida e atualmente o Ienf. A obra recupera a autoestima e é exemplo de zelo e preocupação com a história e a tradição do município.
IMAGENS de Nova Friburgo na metade do século passado já registravam o imponente prédio construído pelo arquiteto Heitor de Melo, notável construtor da época e autor de inúmeros projetos no Rio e pelo país. Sua forma e beleza estética o transformaram num dos cartões-postais da cidade e a sua restauração, pelo governador Sérgio Cabral, o recoloca no topo das ‘maravilhas friburguenses’.
GANHA importância cada vez maior neste contexto a preservação de imóveis e monumentos históricos da cidade. As reformas de antigos casarões na Praça Getúlio Vargas têm sido aplaudidas pela comunidade, que vê nos exemplos uma forma de preservar os bens patrimoniais em harmonia com o comércio do Centro. É um modelo que deve ser estendido a todos que possuem imóveis com valor histórico no município, devidamente amparados por uma lei de incentivo à cultura.
CIENTES da importância do município no contexto estadual, com forte influência sobre inúmeras cidades da região, os promotores e produtores culturais depositam suas esperanças em políticas de incentivo que fortaleçam o setor, permitindo a realização de um calendário regular, com grande retorno para a imagem da cidade. A cultura é uma atração que deve estar em permanente atividade, pois movimenta a máquina turística, gerando renda para todo o setor.
A LEI de incentivos fiscais, ao que parece, deverá ser apresentada à Câmara Municipal para votação dos vereadores neste primeiro semestre. Trata-se de um importante passo que o governo dá em direção da cultura friburguense, estimulando os investimentos dos patrocinadores com vantagens fiscais municipais e promovendo a produção cultural local.
ASSIM como a cultura e o turismo, outros setores que dão destaque ao município merecem o mesmo empenho da sociedade. A qualidade do meio ambiente é hoje uma das maiores preocupações dos governantes em todo o mundo, o que não tem sido feito a contento no Brasil. Na contramão da inércia do governo federal, cabe aos estados e aos municípios a incumbência de gerir a questão da melhor forma possível. No caso friburguense, deve a Prefeitura continuar adotando políticas de preservação nos diversos níveis.
O DESEJO de fazer de Friburgo ‘cidade de alma verde’ não deve ser apenas um slogan político do prefeito Heódoto. A frase pode ser aproveitada pela sociedade, que deseja menos violência, o fim das filas nos hospitais, moradia segura, mais transporte, empregos e educação. A integração do setor público em todos os níveis com a iniciativa privada e a sociedade é a única saída para resolver diversas questões municipais e pode-se perceber que isto já está acontecendo.
Deixe o seu comentário