COM A proximidade do verão, chega também a época que movimenta a indústria hoteleira friburguense. A expectativa é de boas surpresas ainda no início do ano. A rede de hotéis e pousadas já está com um bom número de reservas, levando os gestores da atividade a prognosticarem um ano bem positivo, melhor que este que vai embora. O verão tira os friburguenses da cidade, mas não tira o encanto de suas belezas e atrativos, que fazem a maravilha dos turistas.
A CADA DIA, o turismo no município ganha novos aditivos e o fortalecimento da atividade conquista a sua maturidade. O que há alguns anos seria impossível – a integração entre o poder público e a iniciativa privada –, hoje se vê o contrário. Determinada a implantar uma política de turismo no município, que tenha no poder público a mão parceira, a Prefeitura de Nova Friburgo vem realizando diversos melhoramentos na cidade, o que termina por beneficiar os turistas indistintamente.
OBRAS DE infraestrutura e remodelação de espaços públicos, com a devida manutenção, podem ser percebidas, tirando da mente do turista a imagem que por alguns anos permaneceu viva para decepção dos que aqui chegam, como da própria comunidade. Fora do plano municipal, o trabalho do governo estadual com a obra de contenção das margens do Rio Bengalas valorizou o centro da cidade. Além disso, a estrada Serramar possibilita um permanente fluxo de turistas o ano inteiro.
NESTA ÉPOCA, muitas promoções são realizadas oferecendo novas oportunidades de entretenimento para a população e os turistas. Além disso, reforça-se o circuito gastronômico da cidade com promoções de diversos roteiros que saciam turistas e a comunidade. A cidade não explode com a força de um verão litorâneo, porém, está preparada para receber quem procura os prazeres serranos.
OS FINAIS de semana prolongados, como serão os do Natal e o Reveillon, proporcionam novas fontes de renda para o setor friburguense. Fugindo do calor excessivo e, em muitos casos, da falta de estrutura das cidades praianas, o turista volta os olhos para o ecoturismo e o descanso, o quer fazem de Nova Friburgo uma ‘parada obrigatória’, um paradeiro certo com qualidade de vida, sem poluição e muita natureza. Trata-se, pois, de um cenário cada vez mais valorizado e que deve receber dos governantes uma atenção dedicada e vontade política para beneficiar ainda mais a atividade.
DENTRO DOS planos de governo, o prefeito Heródoto demonstrou sua atenção pelo turismo em diversos pronunciamentos. Convencido que a atividade tem peso considerável na economia municipal, é de se esperar para 2010 ações que desenvolvam o turismo e, mais ainda, garantam a sua sobrevivência como fonte de emprego e renda para milhares de friburguenses. A temporada vai começar. O ano que chega promete mais em nome do turismo.
Deixe o seu comentário