Editorial - Amargo caminho

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

NO FINAL de 2009, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a Pesquisa Nacional da Saúde Escolar para investigar fatores de risco à saúde dos adolescentes. E revelou, dentre outros assuntos um – grave – que todos conhecem muito bem: 71% dos jovens estudantes da 9 série do ensino fundamental (equivalente à 8 série) já experimentou bebida alcoólica.

MAIS DE 600 mil estudantes - a maioria entre 13 e 17 anos - foram pesquisados em escolas públicas e particulares das capitais brasileiras e o Distrito Federal. Segundo o IBGE, o contato com a bebida acontece principalmente nas festas, nas lojas e mesmo em casa. E que 22% deles - já se embriagaram.

OS NÚMEROS acima se referem aos jovens das grandes cidades do país, porém, o problema não diz respeito tão somente a estes. O uso da bebida pelos jovens está em todas as cidades brasileiras. Bebe-se na festinha, em passeios, na casa de amigos, nos barezinhos e biroscas, entre parentes, com a conivência de todos, indiscriminadamente.

EM FRIBURGO o problema não é diferente. Nos finais de semana, então, deparamos com uma verdadeira festa popular que toma conhecidos pontos da cidade e praças. A bebida está diretamente relacionada ao entretenimento e é comum constatarmos a presença de muitos jovens nessas rodas, que deveriam ser,por lei,destinada apenas aos maiores de idade. Porém, a lei não pegou.

A BEBIDA também leva a outros problemas. A embriaguez pressupõe maior probabilidade de riscos de acidentes de trânsito, irresponsabilidade com relação ao sexo, caminho aberto para drogas ilícitas, entre outros problemas. Como se observa, tal hábito requer também uma postura por parte das autoridades governamentais, adotando políticas sociais que desmotivem o uso da bebida na juventude.

MUITAS medidas preventivas são colocadas em prática mas é preciso que se aperfeiçoem as políticas públicas de apoio à juventude. Esporte, educação e cultura formam uma base sólida para o crescimento humano. Que se dê, então, aos nossos jovens oportunidades de crescerem, prepararem-se para a vida adulta com a valorização da sua autoestima. Se não for assim, a bebida será o caminho inevitável dessa juventude perdida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade