EDITORIAL - Ação eficaz

domingo, 08 de junho de 2014
por Jornal A Voz da Serra

É, SEM sombra de dúvida, elogiável o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar no combate ao tráfico de drogas em Nova Friburgo e, de resto, a todos os delitos praticados contra a população. O efetivo do 11º Batalhão, sob o comando do tenente-coronel Hespanha, vem obtendo resultados expressivos nas ações policiais, desmembrando o tráfico, como vimos esta semana com a apreensão de grande quantidade de entorpecentes e também garantindo a segurança de populares com o patrulhamento pelas ruas da cidade.

O PROCESSO de reaparelhamento da estrutura de segurança na sua área de abrangência em 8 municípios, atendendo a antiga reivindicação popular, está garantindo ao batalhão uma atuação eficaz cobrindo regiões até então desprovidas de uma proteção policial, principalmente na área rural. Embora o efetivo venha registrando um trabalho eficiente, a região ainda carece de um número maior de policiais que corresponda à expectativa das comunidades. Dados do ISP (Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio) mostram um aumento de 21,9% no número de homicídios de janeiro a março de 2014 comparado com 2013 em todo o Estado. É preciso, pois, colocar mais polícia na rua.

DURANTE OS períodos de maior movimentação, como feriados e festas populares, a presença policial ganha maior visibilidade nas ruas. Pelos principais pontos de circulação, o reforço no policiamento garante à população um ambiente mais protegido. O efetivo do 11º BPM desenvolve um trabalho integrado em harmonia com a comunidade, permitindo-se que as ações sejam participativas, como a utilização de todo o seu pessoal nas ruas de Nova Friburgo.

PARA SE chegar a um estágio de integração comunitária desejável para as forças policiais, o esforço do comando tem sido correspondido ao longo dos anos através de encontros, reuniões e debates sobre a melhor segurança para a cidade. A política de relacionamento está dando bons resultados em Nova Friburgo, conforme avaliação do Conselho Comunitário de Segurança, o CCS11, da Polícia Militar, bem como através da atuação do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo, o Conseg, integrando os setores mais expressivos da sociedade.

ALÉM DE efetuar um trabalho preventivo, a presença policial nas ruas dissipa a imagem negativa que a sociedade tem das forças policiais, infelizmente maculadas pelo envolvimento de policiais com a marginalidade. No contexto da sociedade friburguense, isto não tem ocorrido, e é reflexo da política de contratações feitas pelo Estado, renovando o seu quadro em qualidade e novas atitudes frente à comunidade.

PARA QUE a sociedade possa ganhar mais tranquilidade, o aumento do efetivo é a principal meta e os esforços das autoridades para isso são percebidos. Nota-se cada vez mais a participação da polícia no cotidiano da cidade, aproximando-se mais do cidadão e, consequentemente, protegendo-o. Porém, o efetivo ainda não corresponde ao que todos desejam.

OS ESFORÇOS que vem sendo empreendidos certamente não serão em vão. A postura participativa da PM e a atuação do Conseg trarão importantes contribuições para a segurança de Nova Friburgo, formulando políticas que envolvam não apenas as forças policiais, mas toda a sociedade. É um bom caminho para se pensar num modelo de segurança eficiente para o município e motivo de tranquilidade para a população. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade