UM DEBATE amplo na sociedade está sendo feito agora, com o lançamento da Campanha da Fraternidade 2009, lançada na quarta-feira de cinzas, cujo tema é “Fraternidade e Segurança Pública”, a grande preocupação de todas as famílias brasileiras. Ao alertar a todos sobre a questão, a Igreja Católica abre o debate popular e, mais ainda, engaja-se na luta pela justiça social clamada em todos os cantos do país.
TAMBÉM sugere a criação de políticas públicas voltadas para a promoção da cidadania como instrumento gerador da paz. O tema irá nortear um debate amplo em todas as comunidades católicas no Brasil, inclusive em Nova Friburgo, onde o prefeito Heródoto já se engajou e faz da segurança um de seus projetos de governo.
A CAMPANHA deste ano põe o dedo na ferida nacional que, por mais que os governos se preocupem, está fora do controle dos organismos de segurança. A intenção do prefeito é criar um ambiente de ordem urbana, através dos diversos mecanismos de prevenção e controle, com a participação da sociedade visando à paz social, com a melhoria da qualidade de vida dos friburguenses.
DIVERSAS formas de violência existem em todas as cidades brasileiras e em Nova Friburgo não é exceção. Ainda estamos longe do “oásis de tranquilidade”, mesmo com os índices de criminalidade apresentados. A proximidade geográfica do Rio também é fator de permanente atenção por parte das autoridades e não estamos longe da influência perniciosa da marginalidade existente no grande centro.
ATRAVÉS do debate teremos oportunidade de discutir outras questões atreladas à segurança, como o desemprego, a educação dos jovens, além dos idosos, da violência contra as mulheres, os dependentes e os portadores de deficiência. Neste aspecto o poder Legislativo poderá oferecer expressiva colaboração.
AO LANÇAR a campanha de 2009, a CNBB chama a atenção do poder público e da sociedade em geral para a importância da participação de cada um nessa visão de segurança. Nova Friburgo não deve ficar desalinhada dessa proposta, criando políticas públicas de paz e de segurança, tornando o cidadão mais consciente de suas responsabilidades em nome do bem comum. Uma tarefa do governo e da sociedade.
Deixe o seu comentário