Editorial - A falta que a segurança faz

terça-feira, 27 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A ORDEM dos Advogados do Brasil (OAB), seção de Nova Friburgo, vem reforçando a implantação das instalações da Delegacia Legal, a exemplo do encontro de ontem, 26, com os dirigentes da representação centro-norte da Firjan. A OAB faz parte do coro de descontentes com a falta dos equipamentos de segurança pública no município, adotados em quase todas as cidades fluminenses.

AS SOLUÇÕES para um problema tão grave não são fáceis. Porém, antes é preciso que a sociedade organizada, juntamente com os poderes públicos, trace uma estratégia de longo prazo, cujos efeitos, sim, poderiam reverter a criminalidade e a violência no município. Para tanto, a participação é fundamental e, mais ainda, o interesse político de tomar as devidas providências neste sentido.

PESQUISAS de vitimização realizadas no Brasil demonstram que a incidência da criminalidade leva a uma redução na intensidade da relação entre as pessoas. Por serem vítimas de delitos ou conhecerem pessoas que foram vítimas, as pessoas passam a se relacionar menos, buscando reduzir o risco a que poderiam estar submetidas.

PARA O município, o aumento da violência resulta na redução da qualidade de vida, pois as pessoas mudam seus hábitos do dia-a-dia para reduzir os riscos a que estariam submetidos. Por conseguinte, as pessoas limitam os locais onde transitam; deixam de ir a lugares que gostam; evitam sair de casa à noite; gastam altas quantias na proteção de suas residências; e passam a possuir armas e muitas vezes a andar armadas.

O CENÁRIO da violência em Nova Friburgo, pois, requer uma providência planificada em projetos de segurança, unindo os setores organizados da sociedade, sem vaidades e questões políticas menores, visando a um comprometimento com a própria sociedade. O prefeito Heródoto deu sinal verde para levar este assunto adiante e espera-se que a futura Secretaria de Ordem Pública ajude a construir uma cidade mais protegida e, portanto, mais feliz.

A VOZ DA SERRA sempre esteve na defesa das liberdades individuais, apoiando as iniciativas que reforcem os direitos dos cidadãos, e na questão da segurança pública utilizamos nossas páginas, muitas vezes, para refletir o sentimento da população contra a violência. Acreditamos que os esforços devem ser empreendidos unindo os governos, o poder Judiciário, a iniciativa privada e demais entidades representativas, pois o assunto é um problema que envolve a todos, indistintamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade