Tempo de vantagens
MAIS um recorde foi batido na expansão da economia brasileira. Dados do Serasa divulgados ontem mostram que a demanda do consumidor por crédito em novembro cresceu 6,2% em relação a outubro e foi o maior da série pesquisada desde 2007. As facilidades oferecidas principalmente para as pessoas físicas alavancaram novamente o índice.
A BUSCA pelo crédito tem explicações, como as compras de final de ano, a entrada do décimo terceiro salário, o mercado de trabalho e as expectativas positivas da população com o futuro. A indústria, por seu lado, apresentou crescimento de 0,4% em outubro, segundo o IBGE. Mercado aquecido, produção garantida e aumento do consumo são as previsões para este fim de ano.
O COMÉRCIO também sente os efeitos da economia nacional e espera uma resposta positiva dos consumidores neste mês. Com a proximidade do Natal, lojas e shoppings já verificam um movimento crescente, agora mais, com o funcionamento aos domingos. A tendência, como preveem os lojistas, será de grande movimentação e aumento das vendas outra vez.
A ÉPOCA é propícia ainda para o aumento do turismo no município. Consumidores da região e de outros lugares procuram a cidade, beneficiando-se da rede hoteleira e da gastronomia que agregam valores à economia municipal. Sem falar da tranquilidade ainda oferecida em relação a outros centros comerciais.
ASSIM como o comércio, Nova Friburgo possui outros atrativos que devem ser impulsionados, cabendo ao governo municipal liderar este apoio. O turismo de negócios não depende somente da alta estação com suas tradicionais promoções artísticas e culturais. É uma atividade permanente que deve ser incentivada durante todo o ano.
O MOVIMENTO das compras de Natal é um bom indicador da nossa economia e uma perspectiva de aumento das vendas para os lojistas. Ainda que fatores como as chuvas e o trânsito causem transtornos nesta época, estes encontram na cidade a melhor maneira de aproveitar as oportunidades de fim de ano. Bom para os consumidores, bom para Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário