MAIS UMA vez A VOZ DA SERRA mostra a precariedade de muitas calçadas que transtornam a vida dos pedestres friburguenses. Reportagem em nossa edição de ontem mostrou o que todos já sabem e pedem uma solução, seja ela do poder público, seja por parte dos proprietários: os buracos e os cuidados com as calçadas.
MOTIVO DE preocupação para os pedestres, as calçadas friburguenses precisam ser vistoriadas em nome da coletividade. As quedas estão se constituindo em problema sério não apenas para os idosos, como frequentemente noticiamos. Crianças e adultos também sofrem com a falta de manutenção, agravada ainda pelo uso indevido das mal conservadas vias pelos ciclistas, fator de risco para todos indistintamente.
APRESENTANDO sérios desgastes, muitas calçadas de Nova Friburgo não deveriam compor o cartão-postal da cidade vendido a turistas. Ao contrário de muitas cidades que possuem ruas floridas, com calçadas convidativas ao passeio, as nossas infelizmente ficam à mercê da responsabilidade cidadã, dos custos da obra e do gosto estético de seus proprietários.
ASSIM como o desleixo com as calçadas é motivo de preocupação para o modelo de civilidade urbana que se deseja, as praças públicas também pedem ajuda. Embora a Prefeitura já venha adotando soluções para o cuidado das praças centrais, outras mais distantes também precisam de manutenção, segurança e mais espaço para as crianças.
A RECUPERAÇÃO desses espaços, assim como as calçadas, é um passo decisivo para tornar Nova Friburgo uma cidade agradável tanto por suas belezas naturais quanto pelo cuidado dos administradores por seu rico patrimônio material. As praças públicas, assim como as calçadas, revelam o que a cidade tem a oferecer; já o abandono desses espaços reflete um triste descaso para as áreas de interesse público.
Deixe o seu comentário