Editorial - 20 de outubro 2011

quinta-feira, 20 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

OS DISTRITOS de Lumiar e São Pedro da Serra têm desenvolvido uma ampla programação cultural atraindo turistas e friburguenses. Durante este ano, inúmeros eventos foram realizados pela iniciativa privada e também pelo poder público, através da Secretaria de Cultura, culminando com uma série de shows de artistas renomados previstos para o mês de novembro.

O MUNICÍPIO possui uma rede de pousadas e hotéis, gastronomia múltipla, compras e, principalmente, uma natureza que lhe confere notoriedade nacional. Cuidar deste patrimônio que gera negócios, emprego e renda para milhares de friburguenses não deve ser negligenciado pelo governo nem tratado com indiferença pela comunidade. O turismo representa uma fonte de renda permanente e não podemos desprezar esta vocação do município.

A ESTAÇÃO turística na costa fluminense é um forte motivo para a programação de férias e também de fazer negócios com a alta temperatura do verão. Assim como famílias friburguenses se programam para o lazer nas praias principalmente de Rio das Ostras e arredores, o lado serrano também se estrutura para receber turistas que optam pelo verde e o clima da serra.

AINDA QUE alguns achem que o turismo friburguense vive somente do frio do inverno, muitos apostam nas temperaturas amenas do verão da serra, desfrutando os prazeres de banhos de rio, passeios e entretenimento. Os dois distritos e os pequenos lugares em seu entorno mostram que isto é possível, e com qualidade.

OS EMPRESÁRIOS estão mais interligados aos municípios litorâneos através da estrada Serramar ampliando as relações comerciais dos municípios. A estrada é o caminho para uma integração mais duradoura que a temporada de veraneio ou de feriadões e torna-se necessário preparar os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra para esta tendência, permitindo que a atividade ganhe força e consolide sua importância no cenário do turismo ambiental no estado e no país.

ALÉM DO interesse da iniciativa privada, o governo municipal pode oferecer uma parceria consistente estimulando o turismo e ao mesmo tempo beneficiando as pequenas localidades dos dois distritos. O município necessita de um planejamento turístico em sintonia com os programas federais e estaduais, como o Estatuto das Cidades e as leis ambientais, sem falar na interatividade com as comunidades.

PARA TANTO, é necessário um envolvimento dos poderes públicos na fixação de políticas e num grande trabalho de conscientização da atividade turística junto aos friburguenses. O desafio trará benefícios indiscutíveis, com uma valorização cada vez maior desse rico patrimônio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade