Ecopontos são opção para quem quer aderir à coleta seletiva

terça-feira, 19 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O descarte do lixo é um dos principais problemas existentes em Nova Friburgo. Uma das razões é o desrespeito ao horário de coleta, o que faz com que muitas ruas da cidade fiquem repletas de sacolas e caixas, poluindo e emporcalhando a paisagem urbana. O antigo hábito vem somar-se a resistência que muitas pessoas ainda têm em aderir à coleta seletiva, conforme pode ser observado no conteúdo das dezenas de sacos de lixo que diariamente são jogados nas calçadas. O município segue o exemplo do resto do país, onde pesquisa recente apontou que apenas 20% da população é adepta da reciclagem.

A importância de separar o lixo seco e encaminhá-lo para reciclagem tem sido amplamente divulgada por ambientalistas e pelos meios de comunicação pela contribuição para a preservação da natureza. Materiais como papéis, plásticos, vidros e metais podem ser reaproveitados como matéria-prima na fabricação de novos produtos. Para isso, é preciso que os cidadãos se conscientizem e façam a sua parte através da adoção da coleta seletiva de lixo em suas residências.

Em Nova Friburgo, o material separado pode ser depositado em um dos Ecopontos disponibilizados pela Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA). Dezenas destes postos de entrega voluntária estão distribuídas pela cidade e consistem em uma grande caixa coletora marrom, como as localizadas nas praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira. É importante frisar que não se deve jogar o lixo molhado no Ecoponto para não inutilizar outros materiais. O lixo molhado é normalmente composto de restos de alimentos e lixo de banheiro e deve ser recolhido pelo caminhão que faz a coleta regular nas ruas da cidade.

Apesar de requerer um pouco mais de tempo, a coleta seletiva de lixo contribui para poupar os recursos naturais, aumentar a vida útil dos depósitos de lixo e diminuir a poluição. Trata-se de uma contribuição concreta e efetiva para a melhoria da vida do planeta além de um gesto de responsabilidade ambiental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade