Economizar água é sempre necessário. Agora mais ainda

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Economizar água é sempre necessário. Agora mais ainda
Economizar água é sempre necessário. Agora mais ainda

Texto: Henrique Amorim / Fotos: Lúcio Cesar Pereira

O verão este ano em Nova Friburgo, assim como em todo o Sudeste brasileiro, está atípico. Com pouca chuva, ou melhor, quase nenhuma. A estação mais quente do ano está fazendo jus à sua característica, com dias bem quentes e ensolarados. Depois de muita torcida após mais de um mês sem chuvas, ela até deu o seu ar da graça no último fim de semana, graças a uma frente fria que, na verdade, chegou à região bem moderada. A chuva tão esperada, com a intensidade razoável para melhor abastecer os reservatórios, acabou ficando na promessa. Apenas foi suficiente para inibir os focos de queimadas que, quem diria, estão dando muito trabalho aos bombeiros em pleno verão. 

Com a estiagem prolongada, o consequente comprometimento no fornecimento de água é inevitável e o desperdício, que já deve ser evitado todos os dias, deve ter ainda mais atenção. A VOZ DA SERRA foi ontem, 17, às ruas do Centro saber de alguns moradores se eles estão preocupados com a possibilidade de desabastecimento e o que estão fazendo para economizar água devido à escassez de chuvas. Que elas venham em breve, mas de forma moderada, para evitar novas tragédias como o do fatídico janeiro de 2011, e em quantidade suficiente para normalizar o abastecimento.


"Eu sempre tive o costume de economizar água e oriento as pessoas a fazerem o mesmo. É um bem finito, que não pode ser desperdiçado. Na minha casa, o fornecimento de água é por rede de abastecimento e até agora não houve falta. Ainda bem. Economizar deve ser sempre a palavra de ordem.”

Alkindar Leal Ferreira, aposentado, São Pedro da Serra 


 

"Eu sempre economizo água, independente da época de seca. Na minha casa, ainda bem, não está faltando, mas lá todo mundo evita demorar muito no banho, para não desperdiçar. Já tenho esse costume.”

Mauro Cristani, aposentado, Cordoeira

 

 

 


"Ficar sem água sempre preocupa e agora sem chuva há um mês, o risco dela faltar é bem grande. Estou sempre economizando e agora ainda mais. Ontem (domingo, 16) já faltou água no bairro onde eu moro.”

José Zeferino Gonçalves, gari, Jardim dos Reis, Nova Suíça 

 

 

 


"Posso dizer que sou um privilegiado. Estou vendo pela TV a falta de água em muitos lugares do Brasil, mas no meu caso, não preciso me preocupar. Onde moro somos servidos por três poços, com uma vazão diária de água muito boa. Mas economizar é sempre necessário.”

José Antônio de Araújo, jardineiro, Vila Amélia 

 

 


"Eu sempre economizei água. Portanto, para mim, ter que economizar agora por causa da falta de chuvas não está sendo um sacrifício. Procuro não demorar muito no banho, fecho a torneira enquanto estou ensaboando a louça e assim economizo mais.”

Zilda Barbosa, dona de casa, Vila Amélia            

 

 

 


"Nunca deixo de economizar água. Agora mais ainda. Estou sempre alertando as pessoas sobre a necessidade de fechar as torneiras, evitar vazamentos e não desperdiçar lavando carros ou calçadas com mangueiras por muito tempo. A água é um bem que um dia vai faltar.”

Ézio Marques, aposentado, Vale dos Pinheiros 

 

 

 


"Sempre economizo água e agora ainda mais. Tomo banho de apenas três minutos e é o suficiente. Acho um absurdo quem desperdiça água em um banho por mais de meia hora, às vezes até mais de uma hora. Aí, não há chuva que garanta o abastecimento para tanto consumo. O fornecimento de água em Nova Friburgo ainda está bom, mas precisamos estar atentos para a necessidade de redução do consumo. Temos que preservar. Afinal, temos uma das melhores águas do Brasil aqui.”  

Ernani Huguenin, radialista, Cônego 


"O fornecimento na minha casa está normal, mas não é por isso que vou desperdiçar. Estou sempre atenta, evitando deixar a torneira aberta muito tempo. Fico de olho quando há vazamentos e também não demoro no banho. Temos que economizar sempre. Agora então, com essa seca em grande parte do Brasil, os cuidados devem ser redobrados.”

Ednéia Martins, autônoma, Centro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade