Economia Criativa e Familiar divulga novo trabalho em Córrego Dantas

Casal de precursores em Nova Friburgo trabalha com plantas ornamentais e cáctus
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Economia Criativa e Familiar divulga novo trabalho em Córrego Dantas
Economia Criativa e Familiar divulga novo trabalho em Córrego Dantas

Cláudia Santos Pereira, de 47 anos, e o marido Adriano Viana Anselmo Pereira, 47, moradores de Córrego Dantas, são precursores no cultivo de cáctus em Nova Friburgo. Há 25 anos eles iniciaram a produção que começou como um hobby e há 16 anos passou a ser um negócio de família. “É no verão que o cáctus floresce, embora algumas espécies fiquem mais belas no outono”, revela Cláudia.

Adriano conta que sua propriedade, com cinco mil metros de área de plantio, foi seriamente atingida pela enxurrada de janeiro e que grande parte da produção foi perdida. O prejuízo não foi reparado até hoje. Vale lembrar que os cáctus não suportam muita água e só devem ser regados quando secos, sem umidade, o que vai depender do local onde eles se encontram. E a maior parte da plantação estava localizada exatamente numa região que foi inundada.

Atualmente o casal reside com os filhos em outra localidade, onde Adriano vem prestando serviços a terceiros. A casa própria que deveriam estar construindo é um sonho adiado por conta da catástrofe do início do ano. Cláudia e Adriano têm três filhos: José Caio, 23, Adriano Jr., 21 (que estuda durante a semana e nos fins de semana e feriados trabalha com os pais vendendo plantas), e João Tharsis, 9. Todos nasceram e cresceram na propriedade de Córrego Dantas, hoje, parcialmente destruída.

O chefe de família lembra a infância passada no bairro, toda uma vida de recordações. Quando olha em volta, a tristeza toma conta de Adriano. “O cenário é desolador. Vai ser necessário reconstruir tudo, é de cortar o coração”, constata. Além de produtor, o casal é paisagista e conseguiu manter os clientes da região. “Mas não temos como atendê-los como fazíamos anteriormente. Criamos nossos filhos e tudo o que conquistamos materialmente foi por conta deste negócio. Vãos lutar para reconquistar o nosso espaço no mercado, pois amamos o que fazemos”, frisa Cláudia.

Serviços prestados atualmente:

• Jardinagem (empresas, condomínios e outros);

• Consultoria (como plantar, onde, como cuidar, etc.);

• Hortas orgânicas (em diversas edificações);

Mais informações pelos telefones (22) 9992-7007 (Adriano) e (22) 9873-1728 (Cláudia). Quem desejar conferir pessoalmente a arte de paisagismo do casal pode encontrá-lo na Friarte—Feira de Artesanato de Nova Friburgo—Praça Getúlio Vargas, Centro, nas sextas, sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

O Projeto Economia Criativa e Familiar engloba atividades como Encontros e Criações, de Córrego Dantas, uma realização de Mônica Araújo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade