Por Alex Sandro Santos
Um dos mais belos pontos turísticos de Nova Friburgo—o Parque Ecológico do Cão Sentado—está ainda mais limpo. Isto porque, a Confecção Elas, juntamente com o administrador do parque, Ronaldo Amorim, criou uma ecobag para circular no parque, com o intuito de conscientizar os visitantes sobre o descarte correto do lixo.
Ronaldo percebeu que algumas pessoas subiam com garrafinhas de água adquiridas na lanchonete do parque, mas não retornavam com elas, pois as dispensavam pela trilha ou entre bromélias e outras espécies da Mata Atlântica. Ele comentou o fato com os proprietários da Confecção Elas—empresa fortemente ligada à preservação da natureza de Nova Friburgo—e a partir da conversa foram confeccionadas as ecobags e doadas ao parque de Furnas do Catete. A ideia era fazer com que as pessoas utilizassem as ecobags para transportar as garrafinhas de água e lanches durante a caminhada até o cume da montanha, onde fica a Pedra do Cão Sentado, e que as pessoas aproveitassem as bolsas para trazer de volta o lixo e descartá-lo nas lixeiras localizadas na recepção do parque ecológico. Para confeccionar as bolsas a Elas utilizou tecido na cor vermelha, pois a cor, inclusive, serve como ferramenta de orientação dentro da mata caso alguém se perca, com alça regulável e tendo estampado em um dos lados o tempo de decomposição na natureza de cada tipo de lixo. No outro lado está a logomarca do Projeto Ambiental Elas Preservando: um beija-flor com uma gota de água no bico. A bolsa é leve, suporta o peso de até três quilos e permite que o visitante faça sua caminhada até a pedra com as mãos totalmente livres para se segurar nos corrimões das pontes rústicas, fotografar as belezas naturais do local e tudo mais.
A ideia deu certo, pois em dois meses de adesão já foram recolhidas cerca de quinhentas garrafinhas de água e outros resíduos, como embalagens plásticas de biscoitos e latinhas de alumínio. Uma redução de 30% de lixo no interior do parque, segundo Ronaldo, que proporcionou também menos esforço físico para os funcionários do parque, que periodicamente tinham que subir pelas trilhas para recolher o lixo deixado pelos visitantes. Vale ressaltar que vários turistas que visitaram o local após a circulação das ecobags procuraram o administrador do parque para parabenizar a iniciativa dos envolvidos na causa ambiental.
A Confecção Elas, que produz roupas personalizadas de bebê, é uma das primeiras empresas do ramo de confecção em todo o território brasileiro a receber da ONG ambiental Ecolmeia o Selo Verde por honra ao mérito. Segundo os proprietários da marca Elas, o objetivo agora é expandir esta ideia para outros parques no Estado do Rio. Os interessados em fazer contato com a Elas podem ligar para (22) 4105-1071 ou acessar o site www.elasecomodas.com.
Deixe o seu comentário