Eco Serraville: plantando árvores, enraizando o futuro

sexta-feira, 24 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Eco Serraville: plantando árvores, enraizando o futuro
Eco Serraville: plantando árvores, enraizando o futuro

Luiz Augusto Queiroz

Localizado na Rua Antônio Lopes Sertã 231, Bairro Ypu, o Condomínio Serraville há dez anos vem desenvolvendo um trabalho exemplar na cidade. Em 1997 Luiz Fernando Rodrigues, 59, se apaixonou pelo Serraville, em especial por sua mata privada preservada, e logo adquiriu um imóvel no local. Grande apaixonado pela natureza e residente no Rio de Janeiro, Luiz Fernando se diz um friburguense de coração. Formado em administração, é especialista em finanças, incentivos fiscais e responsabilidade social. Em 2006 se aposentou após anos no setor petrolífero e ainda hoje continua bastante ativo, participando do Conselho Empresarial de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Percebendo a falta de interesse dos moradores do Serraville pela floresta, Luiz imediatamente iniciou um trabalho de formiguinha, plantando em áreas degradadas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica (sobretudo pau-brasil, paineira, ipê e araucária, entre outras). Após um tempo, alguns moradores começaram a se sensibilizar com a proposta e logo passaram a aderir ao movimento. Percebendo a adesão dos moradores, Luiz, conversando com sua esposa Cristina, resolveu criar o “Eco Serraville”.

A ideia principal era ser um evento anual, realizado durante todo o dia, no qual o tema central seria o meio ambiente e o público-alvo principalmente jovens e crianças moradoras do condomínio. Apesar de todas as dificuldades, no dia 12 de outubro de 2000 foi realizada a primeira edição do Eco Serraville. A ideia foi amadurecendo e hoje dá frutos e fincou raiz. Atualmente, um dos principais objetivos de Luiz é transformar a floresta do condomínio em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e legalizá-la junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Recentemente o projeto foi condecorado com o Certificado de Mérito Ambiental Professor Rosalvo de Magalhães, da Prefeitura de Nova Friburgo, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Este ano o Eco Serraville chega a sua 11ª edição e será realizado nos dias 25 e 26, com o tema “Voluntariado e Sustentabilidade”. Além da questão ambiental, agora os organizadores se preocupam também com a sustentabilidade e o consumo responsável. Para esta edição estão previstos ainda um passeio pelo Parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu; plantios de mudas de espécies nativas e frutíferas; palestras e concursos de redação e reciclagem. Aproveitando que 2011 é considerado o “Ano Internacional das Florestas”, o Eco Serraville contará, no primeiro dia, com a participação de um representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além de outras atividades. As inscrições podem ser feitas na portaria do Serraville. Mais informações e a programação completa do evento no site www.ecoserraville.blogger.com.br

A 11ª edição do evento conta com patrocínio do Clube Serraville, Pontal Administradora, Centro de Educação Ambiental (CEA), Águas de Nova Friburgo, Pedrinco Mix, Sá Martins Esquadrias, Parafusos Daflon, Fri-Segur, Pepê & Gabriel, Projeto Social e do Esporte/Rio das Ostras e com apoio da Queiroz Galvão Exploração & Produção, Wilson Sons, Fundação Educar DPascoal, Rio Voluntário, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Junior Achievement, CBEDS, Projeto Limpeza na Praia – Instituto Aqualung, Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), Instituto Humanitare (ONU), Movimento Limpa Brasil, Zenith Confecções e Revista Horizonte Geográfico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade