Eco Arraiá Sesc une tradição e sustentabilidade

16 unidades no estado recebem a festa típica temática
domingo, 28 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Quem gosta de comer milho cozido, brincar na pescaria e dançar quadrilha tem encontro marcado nas unidades do Sesc no Rio de Janeiro de junho a agosto. Os Eco Arraiás começaram desde dia 6 passado e vão até 1º de agosto, com brincadeiras e estruturas do evento sustentáveis, estimulando a consciência ambiental entre os participantes.

Após o sucesso dos primeiros Eco Arraiás, realizados em 2014 em Nogueira (Petrópolis) e Copacabana, as unidades em Barra Mansa, Campos, Engenho de Dentro, Madureira, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Ramos, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Tijuca e Três Rios aderiram ao formato, totalizando 30 dias de festa, com a finalidade de conscientizar a população sobre os cuidados com a escassez de recursos naturais, preocupação que aumentou principalmente após a maior crise hídrica da história do país no início do ano.

Nada de fogueiras, balões ou desperdício de recursos, muito pelo contrário: além da estrutura e organização atenderem a requisitos de sustentabilidade ambiental — como a utilização de copos de mandioca, que é absorvido naturalmente pelo meio ambiente; e barracas com estrutura de pallet reaproveitado —, as brincadeiras também são adaptadas, com utilização de materiais recicláveis. A releitura das atrações deixa as atividades tão atrativas quanto as tradicionais. 

Os brindes também entram no contexto: são feitos de material descartável, confeccionados com o reaproveitamento de resíduos sólidos ou contendo kits para plantio de sementes. Uma banca de alimentos também servirá delícias produzidas com aquilo que as pessoas costumam jogar fora, como cocada de entrecasca da melancia, bolo de bagaço de milho e batida de caju tropical. Os alimentos são resultados das oficinas do programa Mesa Brasil Sesc — iniciativa realizada nacionalmente pelo Sesc, que intermedia a doação de excedentes alimentícios de empresas a entidades assistenciais, estimulando o aproveitamento integral dos alimentos (como o uso de talos, cascas e sementes, de alto valor nutricional e que normalmente são jogados fora, aumentando a quantidade de lixo no país).

A unidade Nova Friburgo do Sesc promove seu arraiá nos dias 4 e 5 de julho, no horário das 14h às 20h. Mais informações em www.sescrio.org.br ou pelo telefone (22) 2543-5000.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: SESC | arraiá | festa junina | festa | sustentabilidade | tradição
Publicidade