(SECOM) Neste domingo, 12, às 7 h da manhã, na praça Marcílio Dias, será dada a largada para a terceira etapa do Circuito Brasileiro e a primeira etapa do Campeonato Estadual da Eco Adventure - corrida de aventura. Esta competição, em especial, vai envolver cerca de 80 atletas de todo o país e valerá pontos para os dois rankings: o Brasileiro de Corrida de Aventuras (RBCA) e o Carioca de Corrida de Aventura (RCCA), uma vez que o critério de pontuação será o mesmo. A prova será dividida em quatro categorias: duplas masculinas e mistas; solo masculino e solo feminino.
A apresentação da prova será feita no sábado, 11, às 17h30, no Salão Azul da Prefeitura com a presença dos competidores, e com a finalidade de mostrar aos atletas o percurso da prova, uma vez que os competidores só ficam sabendo das coordenadas momentos antes da largada.
AEco Adventure é uma competição esportiva que ocorre, geralmente, em locais abertos e com a natureza privilegiada. É uma modalidade que envolve diversos tipos de esporte e tem como principal característica uma logística complexa, tanto na organização dos eventos, como na formação e preparação das equipes de atletas. O percurso da etapa Nova Friburgo Eco Adventure vai abranger boa parte da cidade, sendo a largada no Paissandu, passando por Mury, Macaé de Cima, Theodoro de Oliveira e voltando ao ponto de partida. Serão, ao todo, 61 km e o tempo do percurso pode levar de 5 a 6 horas. As premiações serão conferidas às três primeiras equipes de cada categoria.
Orientação e navegação
As corridas de aventura não possuem um formato obrigatório, os atletas precisam de bússula para percorrer um trajeto marcado em mapas e cartas topográficas, que são fornecidos pela organização do evento momentos antes da lagarda. Durante toda a corrida, ainda é necessário utilizar conhecimentos de orientação e navegação para poder passar pelos postos de controle, denominados “PCs”, marcados no mapa, tomando os caminhos mais curtos ou mais rápidos e registrando a passagem da equipe no local definido pela organização da prova em ordem cronológica.
A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, por intermédio da Secretaria de Esportes, oferece toda a estrutura aos participantes, com equipes de socorristas e de resgate ao longo do percurso, fiscais de “PCs” treinados e equipe especializada em técnicas verticais, além de caminhões para levar os equipamentos dos atletas.
O objetivo da prova é promover uma integração sadia e harmônica entre os atletas e a natureza que os cerca, estimulando o espírito de preservação. Através da prova, as belezas naturais de Nova Friburgo serão divulgadas para todo o Brasil e será uma prévia para a Nova Friburgo Eco Extreme, competição de grande porte que terá 20 horas de duração, com 160 km de percurso que está prevista para acontecer em 21 de junho.
Modalidades esportivas da etapa Friburgo
Trekking (corrida ou caminhada em trilhas);
Mountain bike;
Bóia-cross ou aqua-ride (descida de corredeiras montados em bóias de caminhão amarradas em formato de bote).
Deixe o seu comentário