Nova Friburgo enfrenta um problema crônico: o acúmulo de lixo nas ruas centrais da cidade fora do horário de coleta pela Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), concessionária da Prefeitura para a coleta domiciliar de lixo. Parece que certas pessoas, inclusive comerciantes e empresários em geral, nada aprenderam com a tragédia de janeiro passado. A cada chuva forte que se sucede os cacos de lixo são vistos sendo carregados pela enxurrada. E, na certa, vão parar nos bueiros, entupindo-os.
Na seção “A Voz dos Leitores”, da edição de sexta-feira, 21, uma leitora não eximia o poder público de suas responsabilidades, mas criticava a comunidade da Rua Almirante Barroso, em pleno centro da cidade, pois no temporal do sábado, 15, moradores tentavam desobstruir um bueiro e, para surpresa de todos, o bueiro não estava entupido, e sim, lotado de lixo, impedindo o escoamento das águas.
No flagrante fotográfico vê-se a Avenida Alberto Braune com lixo na calçada, conferindo tremendo mau aspecto à principal artéria da cidade. A EBMA avisa que os horários de coleta de lixo na Alberto Braune são às 7h e 19h, e na Rua Eugênio Müller, onde o problema de acúmulo de lixo também é grande, a coleta é feita às 9h e 20h. O lixo deve ser colocado na rua somente meia hora antes do caminhão coletor passar.
Esta semana a EBMA e o Departamento de Posturas da Prefeitura farão panfletagem no centro da cidade conscientizando a população quanto aos horários de coleta e acondicionamento do lixo, principalmente agulhas e vidro. Que tal colaborar?
Deixe o seu comentário