(SECOM) Assim como dizia o lema durante a campanha eleitoral, o prefeito Rogério Cabral começou o mandato unindo diversas secretarias de governo para resolver o problema de limpeza dos espaços públicos. O ponto de partida foi a Praça Getúlio Vargas com o mutirão de limpeza e poda das árvores, Duas Pedras, Conselheiro Paulino, Cordoeira, Olaria e até pelo pátio da prefeitura.
“Nossa limpeza começou pela casa. Se você tem uma casa e os cômodos estão sujos, que imagem você vai passar? Não adianta nada. Por isso começamos pelo pátio da prefeitura. Começamos com o mutirão de limpeza dentro da prefeitura; tiramos um caminhão que estava quebrado, mandamos para a oficina, retiramos dois ônibus, 15 banheiros químicos que não eram de propriedade da prefeitura e mais seis caminhões de lixo: fogão velho, colchão etc. Depois de tirar os seis caminhões, nós lavamos todo o pátio”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Alan Almeida.
Ainda no ritmo de limpar o próprio lar, Alan Almeida revelou que retirou seis caminhões de entulho da oficina da prefeitura, em Conselheiro Paulino. Necessitou de mais seis caminhões para limpar a sede da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho. E ainda montou duas equipes de aproximadamente 10 homens para efetuar limpeza e desratização do Hospital Municipal Raul Sertã e dos cemitérios São João Batista e Trilha do Céu onde, segundo o secretário de Serviços Públicos, o mato chegava a um metro de altura.
Abrindo a porta de casa, a limpeza atingiu as ruas e praças de Nova Friburgo. O primeiro grande mutirão aconteceu na Praça Getúlio Vargas, onde mais de 50 funcionários trabalharam intensamente. A operação contou com o apoio da Defesa Civil, que ajudou com a poda das árvores, e da Autran, que interditou o trânsito. Depois foi a vez da Praça do Suspiro, onde foram retirados três caminhões de sujeita. Chegando às ruas, a Secretaria de Serviços Públicos retirou mais de 35 caminhões de entulho do bairro do Cordoeira.
Em seguida, foi iniciada a limpeza das margens do Rio Bengalas, de Duas Pedras até Olaria, em uma ação conjunta da Secretaria de Serviços Públicos e da Secretaria Especial de Olaria, Cônego e Cascatinha. E, em parceria com a Secretaria Especial de Conselheiro Paulino, iniciou-se a limpeza da parte que segue em direção ao 6º Distrito.
O secretário especial de Conselheiro Paulino, Wilson Tavares, pouco depois de ser empossado, já iniciou o primeiro mutirão de limpeza e reparos no distrito. Foram feitos reparos no calçamento das ruas Alcindo Alves dos Reis e Plínio Salgado, no Jardim Califórnia. Na Rua Joaquim da Rosa Pinheiro, no mesmo bairro, foi realizada a recuperação do calçamento, capina e limpeza. Serviços de capina e limpeza também foram feitos nas ruas Arino da Rosa Pinheiro, Joaquim Mendonça Pinheiro, Mariana Mendonça Pinheiro, Humbelina Silva Maduro e Travessa Amorim, além do desentupimento dos bueiros do distrito.
O prefeito Rogério Cabral vem acompanhando todas as ações do choque de gestão de perto, desde a saúde pública até a limpeza das ruas, praças, bueiros e margem dos rios. Nesta quinta-feira, 10, supervisionando a operação em Conselheiro, o prefeito reforçou as palavras do secretário de Serviços Públicos, Alan Almeida, de que uma boa limpeza começa de dentro para fora.
“Nós estamos limpando a casa de modo geral. Hoje, todas as pessoas que ficarem na prefeitura por nomeação serão para trabalhar, essa é a primeira limpeza. A segunda, é a limpeza das ruas que os secretários estão fazendo. Foi um compromisso que nós assumimos com a população da nossa cidade, dar um choque de gestão em toda nossa administração e a limpeza pública passa por esse choque. Começamos pela Praça Getúlio Vargas, depois a Secretaria de Serviços Públicos fez a limpeza das margens do Rio Bengalas, em Duas Pedras, e das calçadas. Hoje (quinta-feira) nós começamos o mutirão de Duas Pedras que vai até Conselheiro Paulino.”
Rogério Cabral valorizou a união das secretarias para que a promessa de uma cidade limpa fosse posta em prática, como o jingle usando durante a campanha: “Unir para transformar, É para resolver”, citou o prefeito.
“As Secretarias de Conselheiro Paulino, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Obras, Autran, Ordem Urbana, Agricultura, Olaria, estão fazendo parte dessa grande operação de limpeza. Nosso objetivo é cumprir a promessa de campanha, ou seja, limpar a cidade, e a população já está sentindo a diferença, está vendo os funcionários nas ruas, está vendo que a nossa administração vai ser uma administração firme e que cumpri com os compromissos assumidos na campanha.”
Rogério Cabral reconhece o esforço de todas as secretarias envolvidas para deixar e manter a cidade sempre limpa, mas fez questão de ressaltar que a peça mais importante de toda a máquina é a população, que também precisa colaborar tendo consciência.
“Nós precisamos do apoio da população porque o poder público não dá conta de fazer tudo sozinho. O principal de uma cidade organizada e limpa é você ter um povo educado, que contribui com o serviço público, ou seja, não jogando lixo nas ruas, nos rios, nos córregos, até porque o lixo jogado nas ruas vai parar nos rios e, quando chove, acontece a enchente que presenciamos na cidade. Se o povo colaborar, o poder público vai dar conta de fazer a sua parte com mais facilidade.”
Deixe o seu comentário