O Dia da Mentira é celebrado ao redor do mundo, especialmente no Ocidente. Não se sabe ao certo quando a tradição começou, mas especula-se que tenha sido na França, no século XVI.
Até o ano 1564, o calendário que vigorava era o Juliano, com início no começo do quarto mês do ano — até que o então rei Carlos IX declarou que o país adotaria o calendário gregoriano, que iniciava em primeiro de janeiro. Os que não aceitavam a mudança viraram motivos de chacota e passaram a sofrer com piadinhas e pegadinhas.
No começo as vítimas recebiam convites para festas de ano novo que não aconteceriam e presentes não muito agradáveis. A população rural sofria bastante, principalmente porque a comunicação era complicada e, muitas vezes, não ficava sabendo sobre as mudanças no calendário.
No país que deu origem à tradição, a pessoa que cai numa mentira neste dia é chamada de poisson d’avril — que significa literalmente “peixe de abril”. Para marcar a pessoa é pregado um peixe de papelão em suas costas. A ligação entre a “punição” e o dia não é clara, mas o imperador Napoleão Bonaparte recebeu o apelido de poisson d’avril quando casou com Maria Luísa da Áustria, em 1º de abril de 1810.
Data também tem outros significados
Além do Dia da Mentira, há duas outras comemorações neste data. Na Roma antiga, a ressurreição do deus Átis era celebrada com o festival de Hilária. Atualmente, é conhecido como o Dia da Risada Romana. Já na Índia, a data marca o início da primavera com o Holi, festival em que os indianos brincam pelas ruas e jogam pó colorido em quem estiver passando.
Dia da mentira na mídia
A mídia adora o dia da mentira. Sites saem do ar, mudam de nome e anunciam sua venda para compradores pouco prováveis. No Brasil, um caso bastante famoso foi a do boimate — um derivado da fusão de carne de boi com tomate. A mentira, publicada pela revista inglesa New Science no 1º de abril de 1983, virou artigo sério em um veículo brasileiro, conhecido por suas mancadas. O caso, obviamente, foi esclarecido e a reputação da publicação nunca mais foi recuperada.
Deixe o seu comentário