(SECOM) - Um encontro emocionante marcou a terça-feira de carnaval. O apresentador e compositor Dudu Braga, que veio a Nova Friburgo a convite do secretário de Turismo, Sergio Madureira, foi recepcionado no camarote oficial do governo na avenida por dez crianças portadoras de necessidades especiais e pela diretora da Apae, Maria dos Dores Mello Pacheco, a Dorinha, que, muito emocionada e com lágrimas nos olhos, deu um longo abraço em Dudu. O apresentador e músico, que sofre de deficiência visual, é porta-voz dos portadores de necessidades especiais e, assim como Dorinha, esbanja carisma e otimismo ao falar da causa que defende.
“Os estereótipos causam uma pressão social tremenda. As pessoas com deficiência já provaram que são felizes, realizadas, e que não necessitam estar dentro dos padrões estéticos. Para ser feliz não precisa ter tudo, é preciso saber viver”, disse.
Roberto Carlos Braga II está com 39 anos. Publicitário de formação, é apresentador de rádio e TV, produtor musical e empresário. Ficou muito conhecido na novela América, da Rede Globo, produzida por Sergio Madureira, interpretando a si mesmo no quadro É preciso saber viver, em que entrevistava pessoas com deficiência. Muito simpático e brincalhão, ele e a esposa Valeska Silva foram recebidos com flores por Sergio Madureira à porta do Hotel Habitare, em que ficaram hospedados, seguindo logo depois à casa do prefeito Heródoto Bento de Mello.
No encontro com Heródoto, o apresentador de rádio, que perdeu totalmente a visão aos 22 anos, consequência de um glaucoma congênito, expôs seu desejo de implantar em Nova Friburgo um projeto amplo de acessibilidade, que inclui atividades físicas, turismo adaptado, educação, trabalho, recreação, tecnologias assistenciais e adaptação de espaços, do ponto de vista da inclusão social.
“Acredito que a nova administração, junto com o secretário de Turismo e meu amigo, Sergio Madureira, quer fazer da cidade um modelo de acessibilidade e inclusão social. Há um grande projeto que estou desenvolvendo em São Paulo, junto com a vereadora Mara Gabrilli, que abrange o acesso dos portadores de necessidades especiais a todas as atividades que uma pessoa normal é capaz de fazer. Basta ter planejamento para adaptar espaços e para que os deficientes abracem a causa”, frisou Dudu.
Homenagens no setor dedicado a Dudu
A visita a Nova Friburgo ainda reservou muitas homenagens e emoções. Um setor de arquibancadas, reservado exclusivamente para portadores de necessidades especiais, tinha o nome de Dudu Braga, e foi inaugurado de forma simbólica por ele nesta terça-feira de carnaval. Ao lado do prefeito e do secretário de Turismo, Dudu atravessou a Avenida Alberto Braune sob os aplausos entusiasmados do público, que gritava seu nome e cantarolava a música É preciso saber viver, tocada nos alto-falantes espalhados pela pista. Atencioso, ele atendeu várias solicitações de autógrafos e fotos e assistiu, do camarote, parte do desfile dos blocos de embalo da cidade, ao lado da esposa Valeska.
“Acredito que o carnaval friburguense ganhou seu mais precioso presente. A forma gentil e simpática com que Dudu trata as pessoas é um ensinamento que vai ficar para sempre em nossos corações. Ele é um símbolo de força e coragem. Fechamos com chave de ouro o sucesso do nosso carnaval”, comemorou Madureira, que conta com o amigo para novas visitas e o apoio para os projetos de acessibilidade no turismo.
Deixe o seu comentário