E o verão enfim "chegou chegando" em Friburgo

Para esta semana, a tendência é de tempo estável, com sol firme e possibilidade de temporais à tarde
segunda-feira, 07 de janeiro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
E o verão enfim "chegou chegando" em Friburgo

Custou a pegar, mas pegou no tranco. Após um novembro inteiro de muita chuva e de um dezembro em que o sol pouco deu as caras, o verão que começou oficialmente no dia 21 de dezembro estreou neste fim de semana - o primeiro de 2019 - com todo o seu fulgor.

Com o calor inclemente da montanha durante o dia, só dando algum refresco durante as noites, cachoeiras de Lumiar e Cascatinha registraram filas de automóveis neste fim de semana. No Centro, o termômetro da Praça Dermeval Barbosa Moreira marcava 31 graus nesta segunda-feira, 7, por volta do meio-dia, mas a sensação térmica chegava a 33, como registravam alguns aplicativos de celular. Houve quem falasse em 36 graus, exibidos em alguns termômetros.

Para esta semana, a tendência é de tempo estável, com sol firme e possibilidade de temporais à tarde, de acordo com previsões do Climatempo, do CPTec/Inpe, do Inmet e do Wheather Channel, com poucas variações. A temperatura deve se manter em torno de 30 graus, ou ligeiramente abaixo, até o fim de semana

El Niño

A nova estação, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), terá temperaturas acima da média histórica em todo o país. O Brasil estará  sob influência do El Niño, o que significa chuvas acima da média em grande parte do Sudeste.

Com a praia mais próxima a cerca de 100km, resta aos friburguenses se refrescar em piscinas e cachoeiras. Se as cachoeiras mais fascinantes estão na região de Lumiar, o bairro da Cascatinha, a menos de 10km do Centro, também oferece quedas d'água que não deixam nada a dever.

As cachoeiras mais famosas do bairro são a Feiticeira e a da Adutora.

A Feiticeira fica após uma "trilha ladeira abaixo" localizada na Estrada Pico da Caledônia, na altura do Hotel Fazenda Caledônia Inn. A descida é íngreme, com muitos tocos, valas e pedras escorregadias no caminho.

Já a cachoeira da Adutora, localizada na Estrada São Lourenço, tem dois pontos de acesso. Na parte de cima, diversas piscinas naturais se formam em meio às pedras e muitas pessoas costumam ficar na parte onde a mata é mais fechada para ter acesso às sombras das árvores. No outro ponto de acesso, onde se desce mais um pouco pela trilha formada mata adentro, uma caminhada de cerca de cinco minutos leva você a um espaço mais aberto, com mais áreas para se estabelecer e aproveitar a água de rio. Os frequentadores preferem esta segunda parte por conta da queda d’água que existe no local, onde se forma uma piscina natural.

Há ainda as piscinas naturais, onde são cobrados valores módicos por um dia inteiro de lazer. A Piscina do Ananias, no alto da Estrada da Torre, é um dos lugares mais procurados. 

 São oito mil metros quadrados com duas piscinas naturais, dois bares, um campinho de futebol, churrasqueiras, sinuca, karaokê e sauna a vapor.

 

Também na Estrada da Torre, só que mais embaixo, perto do ponto final dos ônibus, fica o Barbarô. Com 8.843 m² e uma área verde exuberante que se mistura com a área construída,  o clube oferece  um contato com a natureza de primeira qualidade. São duas piscinas naturais, uma quadra gramada de vôlei, um bar que oferece comida e bebida, churrasqueiras espalhadas pelo local onde as pessoas podem queimar uma carninha, além de área de lazer para as crianças.

 

 

Parque Juarez Frotté, outra opção

Outra opção para fugir do calor é  o Parque Municipal Juarez Frotté. Tem diversas trilhas para caminhadas que levam a mirantes e o Viveiro Educandário, projeto que consiste no reaproveitamento de cones de linhas de costura industrial para o cultivo de árvores nativas da Mata Atlântica.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: verão | Calor
Publicidade