E o friburguense se pergunta: que inverno é esse?

Correntes de vento em camadas altas da atmosfera estão bloqueando massas de ar polar. "Veranico" deve continuar
quarta-feira, 27 de junho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Sol de inverno brilha como se fosse verão na cidade (Foto: Henrique Pinheiro)
Sol de inverno brilha como se fosse verão na cidade (Foto: Henrique Pinheiro)

Que inverno é esse? Desde o dia 21, quando a nova estação começou oficialmente, os friburguenses só têm tirado os casacos. Na previsão do Climatempo, as temperaturas nos próximos dias variam entre 13 e 22 graus, sem chance de chuva. Ou seja, a mínima equivale à máxima de invernos mais rigorosos.

Na explicação dos meteorologistas, as temperaturas acima da média estão sendo causadas pela ausência de massas de ar de origem polar, que costumam chegar ao Sudeste nesta época e mantém as temperaturas mais baixas. As massas de ar estão todas bloqueadas no Sul do país. Fortes correntes de vento em níveis mais elevados da atmosfera estão impedindo que as frentes frias e as massas de ar frio cheguem ao Sudeste, e todo o frio está ficando concentrado no Sul do Brasil, onde, lá sim,  junho está sendo mais frio que o normal. Porto Alegre, por exemplo, está com médias de 9,5 a19,2 graus neste mês, quando o normal seriam 10,8 a 19,8.

Como as frentes frias são responsáveis por praticamente toda a chuva que cai no outono e inverno, sem elas Friburgo e outras cidades vêm enfrentando uma sequência de dias secos, o que aumenta o risco de queimadas. A umidade baixa tem sido outro problema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: inverno | Clima | Frio
Publicidade