É nesta sexta a premiação do 4º Concurso Literário da Academia Friburguense de Letras

Além da entrega dos troféus aos vencedores, evento terá homenagem ao A VOZ DA SERRA e outros apoiadores
quinta-feira, 07 de dezembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
É nesta sexta a premiação do 4º Concurso Literário da Academia  Friburguense de Letras

A solenidade de premiação do 4º Concurso Literário da Academia Friburguense de Letras (AFL) será realizada nesta sexta-feira, 8, às 19h, no plenário da Câmara Municipal. O evento, que a exemplo das edições anteriores promete ser marcado por muita emoção, contará com a presença de diversas autoridades, empresários e representantes da sociedade. Na ocasião, além da entrega de troféus aos vencedores, haverá homenagem ao A VOZ DA SERRA e à outros apoiadores.

Ao todo, o concurso, que é a nível nacional, reuniu mais de 240 inscritos, de 22 estados brasileiros. Os três primeiros colocados nas categorias poesia e prosa receberão títulos de reconhecimento pela Casa de Júlio Salusse. Os trabalhos foram julgados por uma comissão composta por membros da própria AFL e convidados de reconhecida atuação e competência na área cultural do município.

Depois de homenagear o poeta e trovador JG de Araújo Jorge, Villa-Lobos e Machado de Assis em suas primeiras edições, este ano, o homenageado será o patrono da Academia, que dá nome ao concurso, o poeta Júlio Salusse. De acordo com os organizadores, a escolha dos homenageados leva em conta artistas e literatos que tenham se vinculado de alguma forma à Nova Friburgo e, com isso, tornaram-se pertencentes à história do município.

Criado com o objetivo de vincular às finalidades da Academia Francesa, fundada em 1635, o concurso a AFL estimula a produção de textos literários, seja em prosa ou poesia, o gosto pela leitura e a sensibilidade aos fatos da vida. Para o escritor cultural da Academia, Ordilei Alves da Costa, o concurso é uma grande oportunidade para acadêmicos terem seus talentos reconhecidos. “Escrever significa entrar em contato com a essência das coisas e meandros da alma. A cada edição do concurso o número de participantes tem aumentado, bem como as regiões brasileiras que se fazem representar. Fato que é motivo de alegria para os acadêmicos, uma vez que sua realização exige um trabalho de equipe competente e diversificado”, disse.

A Academia Friburguense de Letras, sob a presidência de Tereza Cristina Malcher Campitelli, completou 70 anos este ano. Ela fica localizada na Praça Pres. Getúlio Vargas, 57 - Centro. Já a Câmara Municipal de Nova Friburgo, onde será realizada a solenidade, fica na Rua Farinha Filho, 50.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade