E depois do diploma?

Recém-formados dizer ter dificuldades para entrar no mercado de trabalho
sexta-feira, 25 de março de 2011
por Jornal A Voz da Serra
E depois do diploma?
E depois do diploma?

Amine Silvares

Cursar uma faculdade é o sonho de muitos brasileiros. Programas com o ProUni e o SiSu auxiliam estudantes a ingressar nos cursos que almejam, ajudando com financiamentos e oferecendo uma gama maior de opções de instituições de ensino. Mas, depois de quatro anos de curso, surge um grande problema para a pós-faculdade: trabalhar na área.

Muitos se formam e não conseguem trabalhar na área em que gostariam. Os empecilhos variam de falta de oportunidades a empresas que não querem pagar um bom salário para profissionais capacitados. A necessidade de especializações para se desempenhar uma função também dificulta a entrada de profissionais no mercado de trabalho. Após cinco anos de faculdade de Administração, Gustavo Soares reclama das dificuldades para conseguir vaga em uma empresa que pede “especializações caras, pra não ser bem remunerado depois”.

O consultor do Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE) de Nova Friburgo, Alexandre Botafogo, esclarece que muitas vezes as expectativas dos jovens acabam não sendo atingidas pela baixa remuneração oferecida pelos empresários. A falta de preparação para encarar obstáculos, também contribui para o desencanto dos profissionais recém-formados. “A faculdade precisa preparar melhor para o mercado de trabalho”, explica.

Como em muitas profissões o mercado não absorve uma boa parte dos profissionais, especializações se tornam uma opção interessante para criar um diferencial no currículo. O problema é que muitos acabam procurando os mesmos cursos para se destacar. “Está difícil arrumar alguma coisa na minha área. Tem muita gente querendo o mesmo emprego que eu. Até pra tentar uma pós-graduação no que eu quero a competição é grande”, declara Clara Rosas, recém-formada em Direito.

Se as oportunidades estão escassas, se o mercado não paga bem, o jeito é tentar outra área, montar o próprio negócio ou investir nos concursos públicos. Com ou sem um diploma de curso superior, a capacitação precisa ser um processo contínuo ao longo de toda a vida. Ela pode ser o diferencial necessário para se conseguir o emprego dos sonhos, construir uma carreira de sucesso e dar certo enquanto profissional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade