A surpresa foi tamanha e, com certeza, está valendo bastante a pena para a aluna do ensino médio do Colégio Nossa Senhora das Mercês, Mariana Cunha Jorge, 17 anos. Até domingo, 8, ela participa em São José dos Campos-SP da 5ª edição da Jornada Espacial que garante para os 50 primeiros estudantes classificados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) muita informação e experiência através de um circuito de palestras sobre satélites, astronomia, veículos lançadores de satélites, histórico da corrida espacial e meteorologia.
A programação inclui ainda visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e ainda à sede da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo no Vale do Paraíba. Mariana é uma das três representantes do estado do Rio de Janeiro (as outras duas classificadas são de Petrópolis e Nova Iguaçu) no evento que foi amplamente disputado por mais de 860 mil estudantes inscritos na 12ª edição da OBA que é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira e Furnas. Os estudantes inscritos tiveram que responder no último dia 15 de maio a questões de astronomia, astronáutica e energia.
Mariana viajou ao interior paulista em companhia da coordenadora pedagógica do Colégio Mercês, Solange Stutz, com custeio das despesas pagas pela própria escola. Mariana não escondeu a satisfação ao ser comunicada da classificação, ainda mais ao ter sido surpreendida ao ver sua foto num cartaz na escola parabenizando pela importante conquista. Vestibulanda de Direito, Mariana admitiu que já pensou em cursar economia e moda, mas, até então, jamais astronomia.
Deixe o seu comentário