Começa hoje, 29, a festa que promete aquecer o fim de semana de Nova Friburgo. Em sua primeira edição, o Festival de Verão vai reunir muitas atrações musicais, atividades recreativas gratuitas e uma variedade de lanches. Além d a gastronomia local, que marcará presença no festival com cervejas artesanais, morangos, chocolates e pratos tradicionais a base de truta, quem passar pelo Nova Friburgo Country Clube durante os três dias de evento também poderá se deliciar nos food trucks e bikes de culinária que ficarão estacionados por lá, das 12h às 22h.
Serão cerca de 15 opções de pratos que vão da comida mineira até um pub móvel. O "Food Truck Rio +3" faz parte do programa Rio+3, da Secretaria estadual de Turismo, para promover as cidades que ficam distantes em até três horas da capital. Nos últimos dois eventos em que o projeto esteve presente, em Petrópolis e Araruama, cerca de 20 mil pessoas se deliciaram com as muitas opções de comidas mineira, americana, alemã, paletas mexicanas, churros, entre outras iguarias.
Incentivos à cultura viabilizam realização do festival
O Festival de Verão de Nova Friburgo só tornou-se realidade graças adiversos esforços conjuntos para a aprovação de recursos por meio de Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Empresa privada, governo do estado e Prefeitura do Rio de Janeiro se uniram para pensar em um evento que fosse importante não só para os cidadãos de uma única cidade, no caso Nova Friburgo, mas para toda uma região (serrana) e até mesmo para o estado, no sentido de oferecer à sociedade momentos de lazer e cultura com qualidade.
Mas reunir tantos artistas locais e de renomes nacional e até internacional para se apresentarem em um único evento não é uma das tarefas mais fáceis. O apoio do subsecretário estadual de Desenvolvimento Regional, Renato Bravo, por exemplo, tem sido fundamental para que o Festival de Verão aconteça.
Renato Bravo sabe bem o quanto é importante oferecer boas atrações à população, ainda mais quando se consegue recursos para que o público não precise pagar ingresso para se divertir com a família. “É um prazer estar envolvido, até emocionalmente, com um projeto como o Festival de Verão. Recentemente foi firmada uma parceria entre o Nova Friburgo Convention&Visitors Bureau e a Prefeitura do Rio de Janeiro, onde fui articulador por amar Nova Friburgo, para que todos os eventos importantes para o desenvolvimento do município fossem divulgados amplamente, para atrair mais turistas à cidade, mas lembrando que para a cidade ser boa para o turista, tem que ser boa, principalmente, para a população”, disse.
Ainda segundo o subsecretário, foram encaminhados pela Prefeitura do Rio mais de 100 mil convites para o Festival de Verão, estratégia também utilizada na ocasião da Fevest, com o objetivo de não só atrair mais turistas, mas divulgar positivamente a cidade de Nova Friburgo. “As pessoas precisam conhecer a potencialidade dessa cidade turística, que é Nova Friburgo, para que incluam o destino sempre que estiverem pensando em viajar”, acrescenta Renato Bravo.
O deputado estadual Comte Bittencourt, que também tem um carinho especial pela serra, em particular por Nova Friburgo, onde possui residência, não vem medindo esforços para apoiar a criação de um calendário de eventos que possa ser sustentável para o município: "O Festival de Verão de Nova Friburgo traz uma importante contribuição para a cultura e para o lazer do cidadão friburguense. É preciso incentivar iniciativas como esta, assim como fizemos com a criação de um calendário de eventos para o município, que é decisivo para levar mais visitantes à cidade, incrementando a economia da região serrana", observou.
No processo de captação de recursos para viabilizar a contratação de artistas para se apresentarem no festival e incentivar a cultura, está sendo fundamental o apoio do governador Luiz Fernando Pezão, assim como do secretário estadual de Governo, Affonso Henriques Monnerat,além das secretarias estaduais de Comunicação e Cultura, para que o Festival de Verão 2016 aconteça conforme o planejamento.
O festival é uma realização da Teia de Eventos, também uma das idealizadoras do projeto, que conta com o patrocínio da CEG - Gás Natural Fenosa Brasil – Governo do Estado / Secretaria Estadual de Cultura, por meio de Lei Estadual de Incentivo à Cultura; tendo como apoiadores a Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Convention&Visitors Bureau, e Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf).
Confira a programação completa do Festival de Verão
Sexta-feira, 29
13h – abertura
13h às 17h – pula-pula
14h - Aula de zumba, com Sanlee
15h - Punk Rock Circus (Banda de clown metal)
16h30 – Baile da terceira idade
18h30 - Expresso Santiago
20h - Big Black Band (black music e soul)
21h30 - Denise Pinaud e banda
Sábado, 30
9h – abertura
9h às 17h – pula-pula
9h - Alongamento com a professora Ana Paula
9h30 - Aula de ginástica com o professor André
10h - Circuito de caminhada no Nova Friburgo Country Clube
10h30 às 12h30 - Torneio de basquete de rua
9h às 12h30 - Teste de glicemia, aferição de pressão arterial e cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC)
13h30 - Bloco Boi Dormir
14h às 16h - Torneio de basquete de rua
15h - Banda de Tambores Nova Friburgo
15h30 - Meu chapéu virou pandeiro (regional de samba e choro)
16h30 – Apresentação de jongo, Ponto de Cultura de Olaria
17h- Stockhouse (rock, pop rock)
18h – Navitrola (pop rock)
19h30 – Braza Beat (Samba, Drum’n Bass e Speed Bossa)
20h30 – Quadrilha junina Anjos do Paraíso
21h – Taryn
Domingo, 31
9h – Abertura
9h às 17h – pula-pula
10h30 às 12h30 - *Torneio de basquete de rua
14h às 16h- Torneio de basquete de rua
14h - Belinha e sua malinha
15h – Alabumticabum (Companhia Arteira)
16h30 - Tócaz e Mauro Martz (jazz, fusion)
17h30 - Trio Todo som
18h30 - Manu Cordeiro
19h30 - Leo Gandelman
21h - Rock anos 80 com Sylvinho Blau Blau e Dr. Silvana & Cia
Deixe o seu comentário