E começa a temporada das festas juninas

Dos tradicionais arraiás à festas de família: agora é só vestir o traje caipira, entrar no clima e pular a fogueira
sábado, 01 de junho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
E começa a temporada das festas juninas

Anarriê! Junho chegou  e com ele os festejos dos santos mais populares do Brasil, Santo Antônio, São João e São Pedro. A equipe do Caderno Z  passou a semana tentando encontrar em Friburgo quadrilhas tradicionais e não descobriu... Procuramos nos distritos de Conselheiro  Paulino e Amparo, mas, infelizmente, nenhum grupo foi criado para que pudéssemos registrar os ensaios e descobrir personagens que se dedicam aos tradicionais arraiás. Bem que esses arraiás poderiam fazer parte do calendário da nossa cidade,  já que coincidem com a chegada da época mais charmosa da serra: o inverno. As festas juninas continuam restritas às escolas e igrejas que capricham na organização das barraquinhas com delícias de dar água na boca e as tradicionais danças e quadrilhas.

Uma das escolas mais tradicionais de Friburgo, o Colégio Anchieta, mantém a fama de sua festa junina que será realizada neste sábado, 1º. Os alunos, principalmente os do 3º ano do ensino médio, que se despedem este ano da escola, prometem surpresas para que esta edição da festa entre para a história. Preparamos também um roteiro para quem quiser curtir as festas juninas em algumas escolas da cidade, curtir um animado forró e saborear as gostosuras dessa época, entre elas o nosso cachorro quente bem friburguense, com molho de carne moída e salsicha picada.

Contamos também a história dos irmãos que em volta da fogueira, entre um quentão e uma canjica, mantem desde 1989, uma festa particular, e se divertem com amigos. O costume dos arraiás em família já virou tradição também por aqui.

Agora é só vestir o traje caipira, entrar no clima e pular a fogueira. Viva Santo Antônio, São Joao e São Pedro!

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: festas juninas
Publicidade