Durante o carnaval o Projeto Florestar & Cia. esteve no Loteamento Nilo Martins, São Geraldo, para conscientizar moradores de áreas de risco sobre com eventos de fortes chuvas e possíveis níveis de risco de vida. Essa percepção pode salvar cada um dos moradores, familiares, vizinhos próximos e amigos.
Na visita foi constatado pela equipe do projeto a dificuldade dos moradores de dezenas de residências que margeiam uma galeria que, com o passar dos anos, está se transformado num córrego com volume cada vez maior de água insalubre. Em vários trechos a água corre a céu aberto ou por baixo de residências. As manilhas não comportam o grande fluxo de águas de chuvas fortes e acabam se rompendo e revolvendo grande quantidade de terra e restos de folhagens, bem como lixo.
O coordenador do Projeto Florestar & Cia., Luiz Latour, esteve com a vice-presidente da Associação de Moradores de São Geraldo, Dalva de Oliveira, e constatou existir iminente risco, porque muitas residências estão obstruindo a galeria. Ele ressaltou que os moradores estão em situação de risco e torna-se necessária a intervenção do poder público. Em um determinado trecho, onde houve uma tentativa de desassoreamento, a galeria, que mais parece um córrego, é também uma grande área de refúgio natural de transbordamento e qualquer intervenção humana deverá ter um estudo minucioso do que poderá ser feito. Em caso contrário toda a área mais abaixo poderá ter sérias consequências de foro ambiental e social. Foi constatado também que o material retirado foi depositado nas margens, tornando a atividade inócua. Latour e equipe observaram ainda que nessa área existe uma escola e uma quadra de esporte.
Para a realização desse trabalho, Luiz Latour agradece as parcerias das concessionárias Águas de Nova Friburgo e Energisa e aos meios de comunicação, principalmente o Jornal A VOZ DA SERRA, pelo engajamento em atividades de cunho ambiental e social junto às comunidade em áreas de risco.
Deixe o seu comentário