Acostumados a passar horas sobre duas rodas, percorrendo distâncias quilométricas e trilhas desafiadoras, os pilotos de enduro tiveram o desafio quadruplicado no Enduro da Independência, em Minas Gerais. Entre os que aceitaram encarar a aventura estavam os friburguenses Douglas Schumacker, Itamar Júnior e o bonjardinense Victor Rodrigues, integrantes da equipe Friburgo Off Road. Com o cancelamento de uma etapa, foram cerca de 440 quilômetros vencidos.
Essa foi a 33ª edição do evento, que é dividido em oito etapas durante os quatro dias de competição. O Enduro da Independência é considerado a principal competição do Brasil na categoria, reunindo competidores de variados cantos do país. Neste ano, a cidade escolhida para receber a prova foi Nova Lima, na região metropolitana da capital mineira, Belo Horizonte. Em meio à festa pela possibilidade de reunir grandes nomes do enduro, uma peculiaridade: o cancelamento do segundo dia em homenagem ao piloto Adriano Miranda, de Cambuí-MG, que faleceu durante a prova.
Victor Rodrigues, de Bom Jardim, ficou na 23ª colocação na categoria master. Um dos principais nomes da modalidade, Itamar Júnior, que correu o último dia com o joelho machucado devido uma queda, superou as dificuldades e alcançou a quinta colocação na categoria sênior. O piloto chegou a estar na vice-colocação geral, mas foi prejudicado pela queda. A poeira, a combinação de estradas de cascalho e trilhas muito técnicas foram obstáculos a mais para o friburguense e demais competidores.
“O primeiro dia de prova foi de cautela por não conhecer o terreno. Um grande vilão para todos os pilotos foi a poeira. Na primeira parte não fui muito bem, por estar me adaptando ao terreno. Já na segunda parte foquei e ganhei a etapa. No segundo dia fomos pegos de surpresa pelo cancelamento da prova. No terceiro dia eu estava andando muito forte na primeira etapa e consegui vencer. Na metade da segunda etapa tomei um tombo e me machuquei, mas consegui terminar a prova, mesmo sentindo dores fortes. O meu joelho não tinha melhorado, mas competi para realizar meu sonho. Dedico o troféu a minha superação da dor e poder completar a prova que sempre sonhei em poder competir”, avalia Itamar.
Outro representante de Nova Friburgo, Douglas Schumacker voltou para casa com o segundo troféu do Enduro da Independência, desta vez com o nono lugar na categoria júnior. Douglas competiu contra 52 pilotos. No primeiro dia, o piloto teve um erro de planilha e acabou punido, alcançando o 11º lugar. Já no segundo dia uma queda no começo de prova danificou o disco de freio, o que atrapalhou o rendimento. Na 12ª colocação, Douglas apostou tudo no último dia e conseguiu o quarto lugar. A pontuação foi suficiente para levá-lo ao pódio.
“Foi uma prova de pura resistência com muita trilha de pedras. Foram três dias de trilhas maravilhosas, como a famosa galopeira no segundo dia e o topo do mundo no terceiro, com 1.600 metros e um lindo visual. Foi uma grande aventura nesses três dias. Só posso agradecer as pessoas que me ajudaram nessa aventura, e às empresas Frilarme Segurança Eletrônica, Doce Mania, CDI Moto Peças e Nininhas Confecções pelo apoio ”, disse Douglas.
O próximo desafio da dupla friburguense são as duas últimas etapas da Copa Vale do Café. Douglas Schumacker é líder do ranking na categoria júnior, enquanto Itamar ocupa a vice-liderança na master e ainda sonha com o título.
Bruno vai bem no Moto Trial
Ainda durante o evento aconteceu a quarta etapa do Brasileiro de Moto Trial, onde o também friburguense Bruno Sanglard conquistou um resultado expressivo. O piloto alcançou a quarta colocação, e se manteve na liderança da competição na categoria avançados. Restam apenas duas etapas para o final do campeonato, e Sanglard cada vez mais se aproxima do título nacional.
Deixe o seu comentário