O paulista José Benedito Fernandes dos Reis, conhecido como Dunga do Cavaco, recebe o reconhecimento oficial do RankBrasil em 2012 pelo recorde de “Maior número de títulos carnavalescos do país em menor tempo”.
Entre os anos de 1994 e 2004, o recordista conquistou 10 títulos no carnaval de Guaratinguetá, interior de São Paulo. Pela Escola Unidos da Tamandaré, foi campeão como músico e diretor musical, nos anos de 1994 e 2000.
Em 1995, 1996, 1999 e 2004, Dunga do Cavaco obteve o primeiro lugar pela Escola Embaixada do Morro, como músico cavaquinista e diretor musical. O paulista ainda foi campeão pela Escola de Samba Acadêmicos do Campo do Galvão, atuando como músico instrumentista de cavaquinho, nos anos de 1998, 2001, 2002 e 2003.
“O título junto ao RankBrasil é muito especial”, destaca o compositor. Segundo ele, é extremamente difícil para um morador de cidade do interior receber destaque nacional no samba. “É muito gratificante, é o reconhecimento de anos de trabalho”, comemora.
Os desfiles de Guaratinguetá são realizados anualmente pela Prefeitura local, através da Secretaria municipal de Turismo e Lazer. Participam todas as escolas de samba filiadas à Oesg (Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá–SP).
Agradecimentos
Pela conquista brasileira, o recordista agradece primeiramente o conterrâneo “Seu Romão”: “Ele me ensinou os primeiros passos do cavaquinho, além de ser o responsável pelo apelido Dunga do Cavaco, que virou um diferencial entre os carnavalescos”.
O paulista também presta agradecimentos a todas as escolas de samba que o receberam e a seus presidentes, “por acreditarem no meu trabalho”. Ele ainda faz um agradecimento especial à sua família, “que sempre me apoio em todos os momentos”.
Carreira
Dunga do Cavaco nasceu em Guaratinguetá em 10 de novembro de 1971 e começou seu trabalho musical e carnavalesco em 1987. Em 25 anos de carreira, em sua cidade natal e região, foi 20 vezes campeão do Carnaval e coleciona a conquista em concursos de 40 sambas-enredo, além de 18 estandartes de ouro—prêmio para os destaques dos desfiles das escolas de samba.
Atualmente o compositor é professor de música, produtor musical, além de trabalhar com gravação de áudio. Por seu talento indiscutível, é considerado um dos sambistas de maior destaque no carnaval do Vale da Paraíba—região que abrange o leste do estado de São Paulo e o sul do estado do Rio de Janeiro.
Deixe o seu comentário