Indicado entre os três finalistas na disputa do prêmio de cultura promovido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura, na categoria “Festas Folclóricas”, o município de Duas Barras, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, sob o comando de Camila Ponce, comemorou o resultado alcançado como uma vitória em reconhecimento a um trabalho sério que vem sendo implementado pela secretaria em favor da cultura no governo do prefeito Antônio Carlos. Em sua segunda edição, o evento, inspirado no poema de Fernando Pessoa, “Navegar é Preciso”, aconteceu nas dependências do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com shows de Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e Companhia Renato Vieira de Dança, reunindo em noite de festa e confraternização os melhores da cultura do Estado e convidados especiais.
Em meio à apresentação de Beth Carvalho, que entoou “Folhas Secas” e “Brasil Pandeiro”, em homenagem a Nelson Cavaquinho e Assis Valente, bem como o poeta Ferreira Gullar e a atriz Adelaide Chiozzo, que também foram homenageados por suas trajetórias artísticas, os presentes puderam conferir as apresentações do Cacique de Ramos, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Sombrinha e Fundo de Quintal, intercalados ao anúncio dos vencedores, que foram os destaques da noite de gala. “É uma honra poder reeditar esse prêmio, que revela uma quantidade enorme de coisas inusitadas. O que ele coroa, afinal, é a mistura do mainstream com a vanguarda, da tradição popular com o high tech, do que é produzido na capital e nos municípios do interior”, destacou Adriana Rattes, secretária de Estado de Cultura.
Contando com as categorias Design, Arquitetura, Festas Folclóricas, Novas Mídias, Música Popular, Música Clássica, Empreendedorismo, Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Teatro, Circo, Dança, Audiovisual, Literatura, Artes Visuais, Gastronomia, Moda, Registro e Memória, o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, que premia a diversidade da produção cultural em todo o estado, das mais tradicionais às mais populares, é resultado da unificação dos prêmios Golfinho de Ouro, Estácio de Sá e Governo do Rio de Janeiro, que teve como mestre de cerimônia este ano o ator Lúcio Mauro Filho, direção geral de Rafael Dragaud e direção de arte de Gringo Cardia.
Duas Barras chegou à final entre os três melhores indicados do Estado na categoria Festas Folclóricas, concorrendo com o evento “Encontro de Folclore”, que acontece no mês de janeiro. Há 36 anos no município se reúnem em torno de 60 folias, e há 22 anos em Monnerat, 2º distrito, cerca de 40 folias. Atualmente, 14 folias de reis estão em atividade no município, sendo a mais antiga com 70 anos, a de Augustinho Pereira, do mestre Zeca Rosa e contramestre Clementino Patrício.
Tendo participado do evento acompanhada do seu esposo Ricardo Vilarinho e de sua assessora Suelene Delgado, a secretária de Cultura e Turismo, Camila Ponce, confirmou: “Apesar de não termos alcançado o primeiro lugar, considero que a indicação ao prêmio já foi uma grande vitória para Duas Barras, não só pelo reconhecimento de nosso trabalho por parte do governo do Estado, realizado com o aval do prefeito Antonio Carlos, mas, principalmente, pelo reconhecimento e valorização da cultura de nossa gente, que movida pela fé ou tradição mantém viva a cultura do povo simples do interior fluminense. Aproveito a oportunidade para parabenizar os grupos de folias de reis de nosso município e da região, bem como aos organizadores deste prêmio tão importante para a cultura do nosso Estado”.
Deixe o seu comentário