Duas Barras está entre os quatro municípios do estado participantes do projeto da Anvisa

sexta-feira, 29 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Está previsto para os próximos dias 2 e 3 de julho, na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília, o Encontro de Capacitação de Professores da Rede Municipal de Ensino que participam do projeto Educanvisa, de educação em vigilância sanitária, desenvolvido pela gerência geral de monitoramento e fiscalização de propaganda, publicidade, promoção e informação de produtos sujeitos à vigilância sanitária (GGPRO). O encontro é a quarta fase do projeto iniciado em abril deste ano, na sede da Anvisa, onde Duas Barras iniciou sua participação, tendo sido representada por Carla Zavoli Batista, que atua na área de educação em saúde, e Luiz Ricardo de Andrade Pontes, médico veterinário ligado à Divisão de Fiscalização Sanitária do município.

Com apenas quatro municípios participantes no estado, entre os quais o próprio Rio de Janeiro, Macaé e Maricá, Duas Barras só foi escolhida porque demonstrou interesse, enviando carta de intenção à Anvisa. “Decidimos encaminhar essa carta porque o projeto Educanvisa representava a ampliação e melhor estruturação de uma atividade que já tinha sido realizada em Duas Barras até 2004. Na época nossa preocupação era levar às escolas das redes municipal, estadual e particular os temas da vigilância sanitária, como, por exemplo, cuidados com os alimentos, água de consumo e utilização de saneantes clandestinos, que são aqueles produtos de limpeza vendidos de porta em porta, também encontrados irregularmente no comércio”, disse Luiz Ricardo. Ele destacou ainda que o projeto Educanvisa ganha mais importância porque amplia o foco de abrangência, incluindo o debate em torno da propaganda e do uso indiscriminado de medicamentos, colocando o professor como multiplicador dessas informações.

Conforme informou Carla Zavoli, o prefeito Antônio Carlos vem acompanhando o desenvolvimento do projeto através de informações repassadas por intermédio dos secretários Geral de Governo, Sônia Amélia; de Educação, Ailton Taboas, e do próprio secretário de Saúde, Luiz Gonzaga. “O mais importante é que a comunidade seja conscientizada com relação aos riscos associados ao consumo de produtos sujeitos à vigilância sanitária, influenciados pela propaganda do dia a dia. Com o trabalho que realizamos anteriormente acredito que temos tudo para avançar de maneira positiva”, disse Carla.

A inclusão de Duas Barras no projeto Educanvisa é uma grande conquista, pois reforçará o elo entre educação e saúde, demonstrando que a educação é fundamental na promoção e proteção da saúde coletiva. Além de colocar o nome de Duas Barras como município atento aos projetos de repercussão nacional, com possibilidade de inúmeros ganhos para o município.

Carla e Luiz Ricardo informaram que no cronograma de ações voltadas para o projeto está previsto para o próximo dia 3 de junho, às 13h, na Sala de Cinema Cacá Diegues, um encontro com os 16 professores selecionados, para apresentação das diretrizes do projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade