Duas Barras - Em clima de fé e oração, bispo diocesano preside posse do novo pároco de Duas Barras

quarta-feira, 23 de novembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Duas Barras - Em clima de fé e oração, bispo diocesano preside posse do novo pároco de Duas Barras
Duas Barras - Em clima de fé e oração, bispo diocesano preside posse do novo pároco de Duas Barras

Em clima de fé e oração, com os comentários litúrgicos de Eni Almada Matos, um grande número de fiéis católicos das Paróquias de Nossa Senhora da Conceição de Duas Barras e de Nossa Senhora do Carmo, da vizinha cidade, participaram recentemente da solenidade presidida pelo bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Ednei Golveia Matoso, que garantiu a posse do novo vigário paroquial Pe. Jorge Getúlio Moreira.

Na mesma ocasião, não só o bispo diocesano, bem como fiéis bibarrenses, fizeram questão de expressar sua gratidão ao Pe. Amaury da Silva, que por quase dois anos atuou na comunidade de Duas Barras como vigário coadjutor ao lado do Pe. Wander Luiz, que se encontra atualmente afastado para tratamento de saúde.

Pe. Amaury mereceu especial destaque por parte do bispo diocesano logo ao início da cerimônia de posse, por sua determinada atuação pastoral voltada para os mais humildes, em especial as crianças e os idosos. “Agradeço ao Pe. Wander por tudo o que fez em favor de Duas Barras e em especial ao Pe. Amaury por sua extrema solicitude pastoral, e pelo carinho devotado para com a Paróquia, em especial neste período em que devido a doença do Pe. Wander, teve que assumir sozinho todas as atividades paroquiais. Somos gratos por isso e rogamos a Deus que o abençoe de modo todo especial”, enfatizou.

Ele lembrou ainda que nem padres ou bispos têm morada permanente nas paróquias, por isso, Pe. Jorge Getúlio, que atuou na Paróquia do Carmo por praticamente 14 anos consecutivos, foi solicitado pelo bispo para exercer suas atividades pastorais em Duas Barras preenchendo a lacuna pastoral deixada pelo afastamento do Pe. Wander, e, por sua vez, o Pe. Amaury, que por quase dois anos atuou em Duas Barras está sendo enviado para o Carmo onde irá desenvolver um trabalho pastoral ao lado do Pe. Arnaldo, dando especial atenção à comunidade da Paróquia de Santa Rita da Floresta.

Além dos fiéis da Paróquia de Duas Barras, participaram da cerimônia de posse canônica, o Vigário Episcopal do Vicariato Norte Pe. Fábio; o Pe. José Pinto da paróquia de São José do Ribeirão; o Diácono e Chanceler Diocesano João Luiz; os seminaristas Aureci e Rafael; Ministros Eucarísticos; representantes de vários grupos pastorais e das capelas da paróquia bibarrense. Bem como, familiares do Pe. Jorge Getúlio, em especial sua mãe Maria da Conceição Moreira e um grande número de paroquianos da cidade do Carmo.

A cerimônia que pela primeira vez em Duas Barras transcorreu de modo solene contando com o trabalho dos seminaristas, que conduziram tudo com muita competência e zelo, teve início com a leitura da Provisão do Pe. Jorge Getúlio, feita pelo diácono João Luiz e assinada pelo bispo diocesano informando sobre o tempo de seis anos que estará designado para atuar na Paróquia.

Na sequência cumprindo um extenso ritual litúrgico próprio para ocasião, o novo padre recebeu as vestes sacerdotais, a estola e a casula, trazidas por sua mãe, caracterizando o ministério sacerdotal. Renovou em seguida a sua profissão de fé em Deus e na Igreja proferindo a oração do Credo e atento acompanhou as leituras dos livros de Provérbios, que destacou a figura da mulher virtuosa, e da Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, que nos lembrou que todos somos filhos da luz. Em seguida recebeu das mãos do bispo o Livro Sagrado contendo os Santos Evangelhos lembrando-o de sua missão de pregador da Palavra de Deus.

Depois de proclamar a Palavra com a leitura do Evangelho de Mateus, que lembrou a parábola dos talentos, todos ouviram atentamente a homilia proferida pelo bispo diocesano que refletiu com os presentes que os talentos que recebemos de Deus devem ser colocados a serviço do outro e que estes devem render em favor do Reino de Deus. “Deus irá nos cobrar sobre o que fazemos com os talentos recebidos dele. A Igreja nos convida a estar preparados para vindo do Senhor que não tem dia nem hora para chegar”, destacou.

Após renovar suas Promessas Sacerdotais, ele recebeu das mãos do bispo as chaves da igreja e com ele se dirigiu até a porta principal do templo sagrado onde deve atuar como guardião. Em seguida recebeu as chaves do Sacrário lembrando-o que ele é o guardião da Sagrada Eucaristia, alimento espiritual dos fiéis católicos e presença viva do Cristo.

Depois de se dirigir com o bispo até o Batistério, o novo sacerdote é lembrado de seu ofício de batizar garantindo por este sacramento a introdução dos fiéis na Igreja Católica. Ao receber a estola roxa diante do confessionário, o bispo o lembra de seu dever de perdoar através do sacramento da Penitência. A liturgia de posse é concluída com o padre Jorge Getúlio renovando seu juramento de fidelidade e obediência em comunhão com toda a Igreja com sede em Roma depositária da fé cristã.

Na sequência da cerimônia seguiu-se a Liturgia Eucarística, com a consagração do pão e vinho, a distribuição da comunhão e os ritos finais.

Encerada a liturgia o novo padre foi saudado com uma mensagem de acolhida do grupo de Emaús lida pela jovem Amanda. Em seguida, a senhora Jussa proferiu palavras de agradecimentos ao Pe. Amaury por seu trabalho em favor da comunidade e saudou o Pe. Jorge desejando-lhe pleno êxito pastoral em Duas Barras. Maria das Graças Curty em nome da comunidade do Carmo, agradeceu ao Pe. Jorge pelo seu trabalho e dedicação que jamais serão esquecidos. Finalizando as homenagens, Marina, Salete e Sueli, além de cantar uma canção de agradecimento ao Pe. Jorge, desejaram-lhe êxito em sua nova etapa de vida agradecidos por tudo que o sacerdote representou para a comunidade do Carmo.

Finalizando o bispo falou de sua alegria em ver em Duas Barras o clima de acolhida e gratidão pelos sacerdotes que diante de Deus deram o melhor de si em favor do povo e da Igreja. “Esse é o espírito que precisamos na Igreja, o espírito de fé, união e alegria. Deus abençoe a todos!”, concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade