No dia 21 de outubro aconteceu em Ouro Preto (MG) a solenidade de lançamento do PAC das Cidades Históricas. Com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, do superintendente do Iphan-RJ, Carlos Fernando Andrade, e de diversas outras autoridades.
Duas Barras está entre as cidades que receberão investimentos para restaurações, ampliação de obras de infraestrutura e valorização dos acervos históricos. Cerca de 30 cidades do estado do Rio se inscreveram para o programa, mas somente 15 foram selecionadas: além de Duas Barras, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Mangaratiba, Paraty, Petrópolis, Quatis, Quissamã, Rio Claro, Santa Maria Madalena, São Pedro D´Aldeia e Vassouras. A coordenação do Plano de Ação para as Cidades Históricas (PACH) no estado é feita pelo Iphan-RJ.
A secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Duas Barras, Camila Ponce, se disse entusiasmada com a perspectiva de o município receber recursos para investimento em preservação do centro histórico: “Sem dúvida é um momento ímpar para nossa cidade, pois para o desenvolvimento do turismo local é necessário que se invista em preservação de nosso patrimônio histórico”.
O prefeito Antonio Carlos Araújo adiantou que no plano de Duas Barras estão previstas obras de restauração do centro histórico, cabeamento subterrâneo de rede elétrica, inventário turístico/cultural, entre outros. “É importante ressaltar que ainda não há previsão de quando e nem de quanto recurso será disponibilizado pelo governo federal, mas, de nossa parte o plano de Duas Barras será feito e enviado dentro do prazo previsto”.
Ainda falando sobre patrimônio histórico, a secretária Camila Ponce informou que o plano de ação de Duas Barras já foi encaminhado e, além disso, está em andamento no Iphan-RJ pedido de tombamento do centro histórico em nível federal e solicitação de registro das folias de reis do município como patrimônio imaterial. Tais solicitações foram feitas quando da visita do superintendente do Iphan–RJ, Carlos Fernando Andrade, a Duas Barras, nos mês de agosto.
O PAC das Cidades Históricas atuará em 173 cidades, localizadas em todos os estados brasileiros. O superintendente do Iphan-RJ, Carlos Fernando Andrade, ressaltou que “o grande diferencial do programa é a requalificação urbana das cidades, com investimentos não só nos imóveis, mas também na qualidade de vida dessas cidades”.
Durante este mês ainda acontecerão alguns encontros promovidos pelo Iphan-RJ para finalização e revisão de todo o plano de ação.
Deixe o seu comentário